Definições de alguns tópicos

Páginas: 8 (1879 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Tráfico Negreiro: É chamado de Tráfico negreiro o envio arbitrário de negros africanos na condição de escravos para as Américas e outras colônias de países europeus durante o período caracterizado como colonialista.
Idade Moderna: A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-seo início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789.
Hebreu: Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo. O conhecimento acerca desse povo, vemprincipalmente das informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus. Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus. Esses pergaminhos foram deixados por uma comunidade que viveu ali por volta do século I a.C.
QuestõesReligiosas: A questão religiosa foi um conflito ocorrido no Brasil na década de 1870 que, tendo iniciado como um enfrentamento entre a Igreja Católica e a maçonaria, acabou se tornando uma grave questão de Estado. Suas causas podem ser traçadas desde muito tempo antes, fundadas em divergências irreconciliáveis entre o catolicismo ultramontano, o liberalismo e o regime do padroado.
NaviosNegreiros: Recebiam o nome de "navios negreiros" ou ainda "navios tumbeiros" aquelas embarcações que, durante praticamente quatro séculos (do XV ao XIX) praticavam o abjeto comércio de escravos humanos originários do continente africano. Comércio lucrativo, trouxe riqueza e poder aos donos de tais embarcações.
Candomblé: O Candomblé é uma das religiões afro-brasileiras que se desenvolveram em terrasbrasileiras. Seus seguidores cultuam os orixás – panteão de divindades africanas – e se consideram conectados a objetos, animais ou plantas ancestrais, conhecidos como totens. Esse culto também se estende pelo Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá e México e por alguns países europeus.
Umbanda: A Umbanda é uma religião inserida na religiosidade cultural brasileira. A Umbanda é estruturada,moralmente, em 3 princípios: fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Admite um deus gerador chamado (Zambi), que é o criador de tudo e todos. Seus adeptos (chamados também de "umbandistas" ou "filhos de fé") cultuam divindades denominadas Orixás e reverenciam espíritos chamados Guias. Suas origens são remotas, vindo do berço de nossa civilização, talvez até de civilizações mais antigas,ainda desconhecidas pelo homem. A umbanda como conhecemos agora, renasceu neste século, no dia 15 de novembro de 1.908 através do médium Zélio Fernandino de Morais e foi estruturada livre de práticas e mitologias passadas.

Sincretismo: Sincretismo é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. A origem se deve provavelmente ao livro"Moralidades", de Plutarco no capítulo "amor fraternal", onde comenta que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim de se unir à combater um mal maior. Então, sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares, apesar das diferenças, a favor do que é semelhante (cretenses eram, antes das diferenças, cretenses).
Capitalismo: O capitalismo é um sistema econômico em que os meiosde produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. O termo capitalismo foi criado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definiçoes de alguns quadros clinicos
  • Resumo de alguns tópicos de biologia
  • Direito penal
  • Alguns tópicos a respeito da revolução francesa
  • Alguns tópicos sobre tratamento de água
  • Direito Civil
  • Definições de Alguns Princípios, Tribunal do Juri, Inquéritos e Instrução Criminal
  • Definições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!