Definição fluxograma

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Organograma: Definição, visão clássica, funcionalidade e aspectos técnicos
A maneira como a empresa se organiza para operar seus negócios pode ser apresentada, visualmente, através de um organograma. Organogramas permitem a compreensão da estrutura formal de poder e a relação hierárquica entre os entes que integram a estrutura de um empreendimento, público ou privado, com ou sem fins lucrativos.Embora não exista um padrão uniforme para todas as empresas, alguns aspectos se apresentam com mais frequência:
Modelo: O modelo piramidal é o mais comum dos modelos.  Presume a existência de um núcleo central de poder, abaixo do qual núcleos são estruturados, também na forma de pirâmide. Núcleos superiores são desdobrados em níveis menores, partindo-se do nível estratégico, depois para o táticoe, por último, para o nível operacional;
Órgãos: As “caixinhas” do Organograma - como são chamados os retângulos que forma o desenho de uma estrutura - possuem o mesmo tamanho, independentemente do espaço a ser ocupado pelo nome ou título deste ou daquele órgão. Alguns estarão associados à atividade ‘fim’, tal como ocorre com produção e vendas. Outros, por outro lado, estarão vinculados àsatividades meio, a exemplo de RH, Finanças e Contabilidade.
Titulação dos órgãos: Os níveis hierárquicos podem receber um nome derivado do título do cargo do seu ocupante, tal como ocorre quando temos uma gerência de Recursos Humanos (órgão) sendo liderada por um(a) gerente de Recursos Humanos. A visão hierárquica pode também ser expressa a partir de terminologias que, dependendo do modelo, possuem ounão vinculação com o cargo do titular do órgão. Isso ocorre, por exemplo, quando a Organização utiliza-se dos termos ‘área’, ‘departamento’, ‘setor’ e afins. ‘Diretor’ é um cargo; ‘diretoria’, um órgão.
Linha e ‘staff’: Os organogramas demonstram, predominantemente, posições de ‘linha’ e posições de ‘staff’. O termo ‘linha’ refere-se às posições de comando; cargos executivos (vice-presidentes,diretores, superintendentes, gerentes, supervisores e afins). As posições de ‘staff’, por outro lado, envolvem assessoria, aconselhamento; cargos técnicos-profissionais.  A Diretoria Industrial é um exemplo de posição de ‘linha’. A Assessoria Jurídica, por outro lado, é um exemplo de posição de ‘staff’. Cargos de ‘staff’ orientam ou recomendam ações nesta ou naquela área, principalmente para osníveis hierárquicos superiores da Organização.
Funcionograma: Organograma é diferente de um ‘funcionograma’. Enquanto o primeiro apresenta visualmente os órgãos de uma unidade de negócio ou de um empreendimento, o funcionograma pode auxiliar na demonstração dos diferentes níveis de importância que existem entre cargos (o mesmo que linha de acesso preferencial). 
Modelos de
ORGANOGRAMAS
O que éOrganograma?
Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos.
Deve ser usado como instrumento de trabalho
Requisitos:
* Fácil leitura
* Permitir boa interpretação dos componentes da organização
* Fazer parte de um processo organizacional de representação estrutural
* Serflexível
Há um grande número de técnicas de representação
* Estrutural, circular ou radial, funcional, estrutural-funcional, matricial

Significado dos componentes:
Divisão horizontal do trabalho

Autoridade e hierarquia
(cadeia de comando)

Unidades de trabalho (cargos e departamentos)

Divisão horizontal do trabalho

Autoridade e hierarquia
(cadeia de comando)

Unidadesde trabalho (cargos e departamentos)

Tipos de Organogramas:
a) Organograma clássico ou vertical – este tipo é simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições tradicionais, onde a visão é fator preponderante .
Organograma Estrutural Vertical:

b) Organograma horizontal –é um organograma em que as instâncias de poder mais alto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxograma
  • Fluxograma
  • Fluxograma
  • fluxograma
  • Fluxograma
  • FLUXOGRAMA
  • fluxograma
  • Fluxograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!