Definição do Programa 5s

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 Definindo os 5S

O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. Noentanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:

 para seiri foi escolhida a palavra Utilização (também foram sugeridas arrumação, seleção, lógica e prática);
 para seiton, ordenação (outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação);
 para seisou, Limpeza (foi cogitada a palavra zelo);
 para seiketsu, Asseio (outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza eintegridade);
 para shitsuke, Autodisciplina (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).

Decidiu-se também pela colocação da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressão iniciada com S na tradução para o português. Mas, naverdade, Senso traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar os comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina.
Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes na nossa vida cotidiana. Sendo aplicado não só no trabalho, mas também em casa, nos restaurantes, nos ambientes de lazer, nosbanheiros tornando-se um hábito cotidiano de todos os cidadãos.
Atualmente, no Japão, já existe um outro S, denominado de shittsokoku (persistência). E ainda, as empresas utilizam 7S e 9S. No entanto, neste estudo restringir-se-á aos 5S básicos.


2.1. Senso de Utilização - Seiri

O sentido literal de seiri é “separar por grau, tipo ou tamanho”. Para os 5S significa: identificar os itens emateriais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa e usa. Saber utilizar é, antes de mais nada, saber arrumar, separando o que presta do que não presta. Este é o ponto inicial dos 5S: ter o senso, a percepção de saber o que é essencial estar presente no posto de trabalho.

Verificações

Nesta etapa asseguintes verificações devem ser feitas:

 Existem objetos guardados há muito tempo, que nunca foram utilizados ou com freqüência de uso muito baixa?
 Há coisas desnecessárias?
 Existem desperdícios que deveriam ser reduzidos ou eliminados?

A cada resposta afirmativa algo deve ser descartado. Depois de feitas estas verificações, o que for considerado desnecessário deve permanecer por umtempo determinado em um local especial para o descarte. Assim, todos poderão observar se aquilo que será eliminado, não possui outra utilidade. Passando este tempo determinado, o que ainda restar no local escolhido, será considerado realmente desnecessário e deverá ser eliminado do modo mais adequado, seja por meio de doação, ou lixo. Todos os materiais restantes serão trabalhados na próxima etapado 5S.

Benefícios

 Liberação de espaço para os mais variados objetivos;
 descarte de ferramentas, armários, prateleiras, cofres em excesso, de sobressalentes e sucatas, bem como de dados de controle ultrapassados e de itens já fora de uso;
 eliminação do tempo de procura de documentos e materiais.


2.2. Senso de Ordenação - Seiton

O sentido literal de seiton é “combinação dearranjo de partes, elementos, peças etc. segundo algum princípio ou método racional”. Para os 5S significa: determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza: é preciso organizar, ordenar o que ficou.

Verificações

Para iniciar a implantação deste S deve-se escolher o lugar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definição do 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!