Definição de ph

Páginas: 12 (2856 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
1-INTRODUÇÃO
"pH" é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. É definido como o cologarítmo decimal da concentração efetiva ou atividade dos íons hidrogênio.
pH = - log aH+
Somente em meios muito diluídos como, por exemplo, soluções com força iônica menor que 0,1 pode ser presumida a equivalência entre concentração efetiva e a concentraçãomolar.
A determinação do pH é uma das mais comuns e importantes no contexto da química da água. No campo do abastecimento de água o pH intervém na coagulação química, controle da corrosão, abrandamento e desinfecção. O padrão de potabilidade em vigor no Brasil, preconiza uma faixa de pH entre 6,5 e 8,5. No âmbito do tratamento de água residuárias por processos químicos ou biológicos o pH deve sermantido em faixas adequadas ao desenvolvimento das reações químicas ou bioquímicas do processo. No tratamento de lodos de estações de tratamento de esgotos, especificamente através da digestão anaeróbia, o pH se constitui num dos principais fatores de controle do processo.
Em lagoas e reservatórios de estabilização de esgotos o aumento do pH, como conseqüência da fotossíntese de algas, desempenhaimportante papel na eliminação de organismos patogênicos.
Do ponto de vista analítico o pH é um dos parâmetros mais importantes na determinação da maioria das espécies químicas de interesse tanto da análise de águas potáveis como na análise de águas residuárias. Apresenta relações fundamentais com acidez e alcalinidade de modo que é praticamente impossível falar destas sem ter aquele em mente.2 - DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

2.1 – O que são substâncias
ácidas
a) Ácidos
São substâncias que têm certas propriedades em comum. Os ácidos possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã. Têm a capacidade de alterar a cor de certas substâncias orgânicas, denominadas indicadores.Conduzem a corrente elétrica em solução aquosae reagem com as bases produzindo sal e água.

e básicas?
b) Bases
Também chamadas de álcalis, faz parte de um outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Existem muitas bases fracas e inofensivas no nosso cotidiano, dentre as muitas podemos citar o sabonete que faz muita espuma e desliza facilmente pela pele. Por outro lado, existe também bases fortes e corrosivas tantoquanto os ácidos, como por exemplo: hidróxido de sódio, hidróxido de amônio, etc. As bases possuem sabor amargo (adstringente), modificam a cor dos indicadores ácido-base. Conduzem corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa. Reagem com ácidos produzindo sal e água.
Obs: Nunca tentar identificar um ácido ou uma base provando!
c) Indicadores
A propriedade mais notável dos ácidos ebases, sem dúvida, é a habilidade que eles tem em mudar a cor de certos vegetais. Os sucos de alguns vegetais e algumas plantas podem funcionar como indicadores de ácido-base (pH), ou seja, indicam quanto ácido ou básica é uma substância.
O repolho roxo, encontrado em supermercados funciona como indicador de substâncias ácidas e básicas. Quando um pouco do extrato do repolho roxo é adicionadoa uma solução ácida a mesma apresentará coloração vermelha. Já em uma solução básica, a solução se tornará azul ou verde.

2.2 – Definição de pH

2.3 – Importância do pH

2.4 – pH e chuva ácida
O pH da chuva ácida
Os cientistas expressam a acidez da chuva ácida usando a escala de pH. A escala define a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução com base em sua concentração deíons de hidrogênio. Os ácidos possuem uma alta concentração de íons de hidrogênio e um baixo pH. A escala varia de zero a 14, com a água pura a um 7.0 neutro. A maior parte da água, no entanto, não é exatamente pura. Mesmo limpa, a chuva normal possui um pH de aproximadamente 5.6. Isso porque ela reage com o dióxido de carbono na atmosfera e forma o ácido carbônico levemente ácido antes de se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PH
  • Ph: definição
  • Química experimental definição de ph
  • ph ph
  • o que é ph
  • o que é pH
  • O que é ph
  • o que é ph

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!