Definição de ergonimia

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Conceito e Histórico de Ergonomia

DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA

A palavra ergonomia é de origem grega, em que ERGO significa trabalho e NOMOS significa regras, normas, leis. Podemos entender que seriam as regras/normas/leis para a execução do trabalho. Se considerarmos como ciência, poderemos dizer que é a ciência aplicada em facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que aqui se interpretaa palavra “trabalho” como algo muito abrangente, em todos os ramos e áreas de atuação.
Sendo, desta forma, uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
Historicamente, a Ergonomia recebeu vários conceitos:
Para Chapanis (1972), Ergonomia é a adaptaçãodos instrumentos,condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas antropométricas e biomecânicas do homem, de forma a reduzir o cansaço, os erros, os acidentes do trabalho e os custos operacionais; aumentar o conforto do trabalhador, a produtividade e a rentabilidade, proporcionando melhores condições de trabalho ao homem, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
Wisner(1987, p.38) considera que Ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, de segurança e de eficácia.
Encontra-se em Grandjean (2005), que "de forma abreviada a Ergonomia pode ser definida como a ciência da configuração do trabalho adaptada ao homem".Na definição de Couto é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente buscando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano.
Já Leplat nos informa que ergonomia é uma tecnologia, e não uma ciência, cujo objetivo é a organização dos sistemas homem-máquina.

Pare para refletir... |
Em1960 a Organização Internacional do Trabalho − OIT define a ergonomia como sendo a: “Aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do homem ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar” |

A ergonomia trouxe a ideia de proteger o trabalhador dos riscos físicos, ambientais e psicológicos provocados,principalmente, pelo sistema capitalista, que visa sempre o lucro através do aumento da produção. Promovendo a intensificação da carga de trabalho e implementação do tempo de trabalho, sem se preocupar com o conforto do funcionário.
Podemos exemplificar com o que aconteceu nos EUA, quando os norte-americanos construíram o projeto da cápsula espacial, em que o homem tentou adaptar qualquer tipo de máquina àscaracterísticas humanas. Mas o desconforto provocado aos astronautas no primeiro protótipo da cápsula espacial fez com que houvesse a necessidade de replanejar o tempo e os meios para a viagem ao espaço.

É importante citarmos que o conforto do trabalhador é necessário para que tenha uma boa relação com o trabalho.
As intervenções Ergonômicas ocorrem no(s):
* Produto: otimização demáquinas e ferramentas; design.
* Postos de Trabalho: sistema homem-máquina no ambiente físico, concepção de máquinas e mobiliário.
* Concepção: Movimentos, biomecânica, posturas, cadeira, uso da coluna e do computador.
* Correção: planejamento de situações que apresentam problemas ou disfunções.
* Produção: oferecer o mínimo de riscos, esforço e repetitividade com eficiência.
*Processo Cognitivo ou Informacional (Conscientização): Por meio da comunicação e informação, treinamento e capacitação, medidas que permitam ao operador trabalhar de forma mais segura e natural.

Dentro das atribuições da ergonomia temos alguns domínios de especialização com competências mais profundas. São elas:

• Ergonomia Física – versa sobre as características humanas anatômicas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ergonimia
  • ergonimia
  • ergonimia
  • ergonimia
  • Ergonimia produto
  • Ergonimia de software
  • definição
  • Definição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!