DEFINIÇÃO DE CULTURA

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
DEFINIÇÃO DE CULTURA
· Cultura não é uma herança que se transmite imutável de geração em geração, é uma produção e construção histórica das relações dos grupos sociais entre si.
· Para analisar um sistema cultural é necessário analisar o contexto sócio-histórico.
· Nascem de relações sociais que são sempre desiguais, resultando nas hierarquias sociais.
· Todasas culturas merecem a mesma atenção, mas isso não significa que todas elas são reconhecidas como de mesmo valor.
· Daí a necessidade de fazer uma análise “polemológica” das culturas: elas se desenvolveram na tensão e, muitas vezes, na violência.
· Nas disputas culturais não é a lei dos mais fortes que está em jogo; por isso, é necessário evitar as interpretações de que o maisforte está sempre em condições de impor sua ordem cultural ao mais fraco.
CULTURA DOMINANTE E CULTURA DOMINADA
· Para Marx e Weber, a cultura da classe dominante é sempre a cultura dominante; ao dizer isso eles não pretendem afirmar que a cultura dominante seja superior e que esta dominasse ‘’naturalmente’’ as outras culturas.
· Na realidade, o que existe são grupos sociais queestão em relação de dominação ou de subordinação uns com os outros.
· Sendo assim, uma cultura dominada não é necessariamente uma cultura alienada e totalmente dependente. O que acontece, é que ela não pode desconsiderar a cultura dominante ao longo de sua evolução – sendo a recíproca verdadeira, ainda que em menor grau.
· Uma cultura dominante não pode se impor a uma culturadominada como um grupo pode fazê-lo em relação a um grupo mais fraco.
AS CULTURAS POPULARES
Do ponto de vista das ciências sociais, duas teses unilaterais devem ser evitadas:
· MINIMALISTA: defende que a única e “verdadeira cultura” seria a cultura das elites sociais, e as culturas populares seriam apenas seus subprodutos inacabados.
· MAXIMALISTA: defende que as culturas popularesseriam culturas autênticas, completamente autônomas e até mesmo superiores à cultura de elite.
Contudo, a realidade é bem mais complexa do que é apresentado por estas duas teorias extremas. Nem inteiramente autônomas, nem pura imitação, nem pura criatividade: Toda cultura particular é uma reunião de elementos originais e de elementos importados, de invenções próprias e de empréstimos.
·Se uma cultura popular é obrigada a funcionar como cultura dominada, isto não impede que ela seja uma cultura inteira; baseada em valores e práticas originais que dão sentido à sua existência.
A METÁFORA DA BRICOLAGEM
· É definida por Lèvi-Strauss (1962) como colagem, construção, conserto, arranjo feito com materiais diversos.
· Foi usada para caracterizar o modo decriatividade próprio das culturas populares e das culturas imigradas, assim como dos novos cultos sincréticos do 3º mundo ou das sociedades ocidentais.
· No caso das culturas negras na América a bricolagem permitiu preencher as lacunas da memória coletiva profundamente perturbada pela escravidão e pela transferência de local.
· A bricolagem também pode ser feita de tédio, de trabalhoforçado e do prazer da iniciativa, da obrigação e da liberdade.
A NOÇÃO DE CULTURA DE MASSA
O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa acompanha a introdução cada vez mais determinante dos critérios de rendimento e de rentabilidade em tudo o que se refere à produção cultural.
· Muitos autores dedicam suas análises à questão do consumo da cultura produzida pelas mass media. Dentreessas análises, conclui-se que há uma certa forma de nivelamento cultural entre os grupos sociais.
· Dessa maneira, supõe-se que as mídias provoquem uma alienação cultural, uma aniquilação de qualquer capacidade criativa do indivíduo, que, dessa forma, não teria meios de escapar à influência da mensagem transmitida.
· Contudo, não é porque certa massa de indivíduos recebe a mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definição de cultura
  • Definição de cultura
  • Definição de Cultura
  • Definição de cultura e tipos
  • Definição de economia ,sociedade,cultura e politica
  • Definição de homem na cultura humana
  • noçao de cultura como essencial a definiçao do ser humano
  • MEIOS DE CULTURA/ COLORAÇÃO DE GRAM / DEFINIÇÃO DE COCOS.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!