Definição de comportamento organizacional

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
O Comportamento Organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos, e a estrutura empresarial têm sobre os mais variados comportamentos dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria e eficácia do ambiente. Sendo aplicável sobre o conhecimento obtido das pessoas e dos efeitos da estrutura sobre a mesma, para fazer comque as organizações tenham um trabalho mais eficiente. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional englobam conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Preocupa- se com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência a eficácia.
Trabalhar com pessoas é bem mais desgastante do que simplesmentelidar com máquinas ou operar um sistema complexo. Pessoas exigem atenção, treino, respeito, motivação, mudanças, flexibilidade e uma série de outros fatores necessários para o convívio em grupo.
E é com essa diversidade de pessoas que atuam no mesmo ambientes de trabalho, que montamos a base para grandes desafios de produtividade gerados com qualidade e repletos de vantagens competitivas em umaera de concorrência global, com novas tecnologias, diferenças demográficas e valores sociais em transformação.
A percepção no comportamento é o processo através do qual as pessoas absorvem as informações que afetam os seus sentimentos e ações. Normalmente transformamos informações em respostas, que envolvem sentimentalismo e reações. É através da percepção que formamos nossa própria imagem eadquirimos formação sobre o que os outros pensam de nos e do que pensamos dos outros. A percepção também influencia nas transformações necessárias e nas melhorias aplicadas dentro de um órgão ou empresa, não se limitando apenas em questões pessoais, mas envolvendo o grupo e levando-os a reagirem conforme a necessidade do momento.
Sabemos que para ter produtividade deve haver algo em comum entrepessoas com pensamentos distintos e variados. Para isso, é preciso aproveitar toda essa diferença para que aconteça o crescimento não apenas individual, mas também de todo o grupo. Uma empresa onde cada um segue conforme acha ser melhor, não terá estruturas suficientes para resistir à primeira concorrência. É necessária uma liderança firme e dedicada que atenda as necessidades não apenas dosclientes, mas também de seus colaboradores.
A produtividade também é gerada através da motivação que os lideres transmitem para seus subordinados. Uma equipe bem humorada, trabalhadora, produtiva e de resultados visíveis, é apenas o reflexo de um líder dedicado e que, não apenas gosta do que faz, mas entende avalia e convive com seus ajudantes. Essa relação entre empregador X empregado deve seramistosa, mas o que vemos ultimamente é um cenário repleto de empresários gananciosos que sugam seus funcionários ate não terem mais o que tirar, e depois os demitem abrindo concorrência para o próximo que se candidatar e ser a próxima “vitima”.
É drástico pensarmos em como o mercado de trabalho se tornou possessivo, e que as poucas pessoas que ainda compõem o meio produtivo são vistas como maquinascom a obrigação de desgaste total sem pausa para revisão. Produtividade não significa número ou valores e sim qualidade de vida, qualidade de aprendizado, intelecto, mudanças e inovações. Produtividade engloba relacionamento, mentes abertas a cooperação mutua de pessoas que mau se conhecem, mas estão no mesmo ambiente por um bem comum, movido pelo mesmo interesse e pelo entusiasmo.
A motivação éum dos fatores importantes no Comportamento Organizacional. É a força interna responsável pelo nível, direção e persistência do esforço dispensado no trabalho. A satisfação no trabalho é uma atitude que reflete o grau segundo o qual as pessoas se sentem de forma positiva ou negativa, transmitindo diariamente esse sentimento aos participantes da sua volta, fazendo parte da rotina de trabalho, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definição de comportamento organizacional
  • Definição de comportamento organizacional
  • definição de comportamento organizacional
  • Definição de comportamento organizacional
  • Definição de comportamento organizacional.
  • Definição dos princípios do comportamento organizacional
  • DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • Definição de comportamento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!