Definição de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2013
Etapa 2

(Passo 1)
Definição de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas

Iudícibus (2009) classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da Teoria Contábil. O conceito de ativo é apresentado como "o conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou como "as aplicações de recursos" de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definiçãoadequada para o termo de ativos. Esse conceito é tão importante pois o ativo está relacionado com despesas e receitas. E a partir do ativo que podemos definir outros termos como receitas e despesas.
De acordo com Hendriksen e Van Breda os ativos são reservas de benefícios futuros prováveis que são controlados por uma entidade, sendo consequência das transações ou eventos passados.Já para Peres e Famá ativos são considerados bens e direitos de uma entidade, expressos por moedas a disposição da administração, ou seja, todos os bens de natureza física ou não que através destes proporcionem a obtenção de fluxo de caixa.
Muitos autores afirmam que a riqueza das empresas estão surgindo dos ativos intangíveis ou ativos intelectuais. Ativos intangíveis é denominadocomo direito a benefícios futuros e que estes não possuem corpo físico ou financeiro, este surge da inovação, práticas organizacionais e recursos humanos. Hoje em dia muitas empresas investem em pesquisas, desenvolvimentos software tendo muitos gastos, porém essas despesas são revertidas em lucro no futuro. O aumento de riqueza neste fator se deve ao desenvolvimento das tecnologias da informação queajudou a alavancar o conceito de valor do capital intelectual. Assim sendo, o ativo intelectual por muitas vezes acaba sendo mais importantes do que um ativo físico.
Agora passando a figurar na atualização da Lei 6.404/76 efetuada pala Lei 11.638/2008, o teste da perda por impairment já é comum em muitos países. O valor justo do ativo deve-se tem em mente que esse valor resume-se aopreço de compra ou de venda, em transações correntes e entre partes dispostas. Qualquer outro fator que distorça desse valor como exemplos as ofertas, liquidações não são consideradas. Porém temos a avaliação de títulos, uma vez que o mercado sofre com a volatividade com os preços de mercadorias e serviços.
Ao contrário do ativo o passivo procura os problemas futuros.De acordo com definição de Hendriksen e Breda (2007),passivo denomina-se “sacrifícios futuros de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes”. Atualmente o passivo passou a ser direito como medidas diretas de obrigações de empresas.
O conceito de passivo tem passado por mutações para acompanhar a realidade. Segundo Canning (1929) passivo é “um serviço, com valormonetário, que um proprietário [titular de ativos] é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas”.
Canning (1929) conceituou passivo, como sendo “um serviço, com valor monetário, que um proprietário é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas”. Existe também outro conceito de acordo Associação Americana de contadores sendo “os interessesdos credores reclamados contra a entidade e derivam de atividades passadas ou eventos, que, usualmente, requerem, para sua satisfação, o gasto de recursos corporativos”.
Para Sprouse e Moonitz (1962), o passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações queocorreram no passado ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro.
O conceito trazido por Most (1986) no entanto, representaria prováveis sacrifícios econômicos que ocorreriam no futuro que seriam provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferissem ativos ou fornecessem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS
  • Definção de ativo, passivo, patrimônio liquido, receitas, despesas, perdas e ganhos.
  • Atps
  • Teoria da Contabilidade
  • Ativos, Passivos e Patrimônio Liquido
  • o que é ativo/passivo e patrimonio liquido
  • Ativo, passivo e patrimonio liquido
  • Ativo, passivo e patrimonio liquido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!