Definição da eficácia da norma

Páginas: 4 (783 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
Kelsen diferencia eficácia e validade: a segunda se refere à obrigatoriedade da norma, ou seja, a uma característica que torna a norma jurídica algo que deve ser obedecido; a primeira refere-se aofato de que a norma jurídica efetivamente é obedecida. Numa palavra, “a validade é uma qualidade do Direito; a chamada eficácia é uma qualidade da conduta efetiva dos homens e não, como o usolinguístico parece sugerir, do Direito em si” [4] .

Entretanto, há uma relação entre esses dois conceitos.

Para Kelsen, “uma norma é considerada válida apenas com a condição de pertencer a um sistema denormas, a uma ordem que, no todo, é eficaz” ,[5] . Ou seja, para que uma norma seja válida, ela deve pertencer a um ordenamento jurídico aceito e obedecido pela sociedade (eficaz). A partir do momentoem que o Direito deixa de ser eficaz, a norma também deixa de ser válida.

Robert Alexy entende de maneira similar, ao afirmar que a validade jurídica de um sistema normativo dependerá da eficáciasocial deste sistema, em termos globais. Ou seja, para o autor, as normas integrantes de um sistema normativo deixam de ser socialmente eficazes, e assim, juridicamente válidas, “quando já não sãoobservadas ou quando sua não observância deixa de ser punida em termos globais” [6] .

Porém, para Kelsen, isso não torna a eficácia a razão única da validade da norma; a eficácia é apenas uma condiçãode validade da norma. “Uma norma não é válida porque é eficaz, ela é válida se a ordem à qual pertence é, como um todo, eficaz” [7] . Isto significa dizer que, segundo Kelsen, a eficácia do Direito éuma condição necessária, mas não exclusiva, da validade da norma, sendo que há outros fatores que influenciam a sua validade [8] .

Em relação às normas individualmente consideradas, Kelsen explicaque elas podem perder sua validade por serem elas mesmas ineficazes – efeito que ele chama de “dessuetude” [9] . Porém, tal fenômeno só se verifica se a norma se tornar permanentemente ineficaz, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eficacia das normas
  • EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
  • Validade e eficácia da norma jurídica
  • Normas De Eficácia plena
  • Eficácia das normas constitucionais
  • Eficacia das Normas Jur
  • Aplicabilidade e eficácia das normas
  • APLICABILIDADE E EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!