Deficiância: Falta de vontade - Antideficiência: Decisão

562 palavras 3 páginas
Deficiência: Falta de Vontade
Antideficiência: Decisão
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Vontade é a força psíquica que move as energias humanas e põe em atividade as determinações da inteligência para o bem, defesa e superação do indivíduo. A falta de vontade anula essas possibilidades e prostra o ser na indiferença e na inércia, faz sua inteligência fracassar e chega até a perverter sua sensibilidade, porque o expõe a todas as tentações e contingências que o ameaçam.

Os movimentos da vontade, pequenos ou grandes, são impulsionados por dois fatores de primordial importância, que se alternam e se substituem de forma temporária ou permanente: a necessidade e o estímulo.

A necessidade atua sobre a vontade determinando movimentos quase automáticos, que forçam o ser a realizar até as coisas que ele não quer ou que devia ter feito, por determinação do próprio pensar e sentir; seu principal agente é a premência, que não admite demoras de nenhuma espécie enquanto urge o cumprimento de uma obrigação, ou a satisfação de uma exigência inevitável.

O estímulo age também sobre a vontade, mas ativa por sua vez a inteligência e o sentimento, despertando o nobre afã de substituir a escassez pela abundância em cada um dos setores da vida em que a vontade desempenha papel preponderante.

Por mais cansada que a pessoa se sinta ao término de uma jornada, se lhe é oferecida a oportunidade de distrair-se com algum passatempo favorito, dificilmente deixará de fazê-lo. Isto significa que a perspectiva de passar um momento agradável influi sobre a vontade, ativando-a. Fica assim demonstrado como a vontade se mobiliza, incitada por um estímulo qualquer, o que dá ideia do muito que se pode conseguir quando ela se ativa em virtude de estímulos edificantes, como são os que o conhecimento transcendente proporciona. A decisão vigoriza o temperamento e faz com que o ânimo se recupere no instante em que começa a decair

A antideficiência a ser aplicada nos casos

Relacionados