Deficit de crescimento por ação hormonal

Páginas: 19 (4711 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
DÉFICIT DE CRESCIMENTO POR AÇÃO HORMONAL
Raylane Shellyda de Almeida Anate
1-Acadêmica de medicina do UniFOA

RESUMO
O hormônio do crescimento (GH) é sintetizado e secretado pela adenoipófise atuando no metabolismo e no crescimento (ROTUNNO; ZAIA, 2006).
Nesta abordagem são enfocados vários aspectos do GH, sendo destacados seuscontroladores no hipotálamo, os caminhos de síntese e liberação e papel no metabolismo e no crescimento associado às somatomedinas. O papel de outras substâncias endógenas e/ou exógenas, que pode alterar os mecanismos de ação e função do GH, o papel dos fatores de crescimento e suas proteínas transportadoras, os fatores ambientais, que podem alterar os ciclos do GH em pessoas normais, e de que modo oGH é controlado em algumas anomalias genéticas também são evidenciados. Demonstra também a comparação das duas apresentações de GH recombinante humano (rGH) para tratamento da deficiência de GH (DGH).(PAULA; CZEPILEWSKI; PONTES; BARBOSA, 2008; ROTUNNO; ZAIA, 2006).

Palavras-chave: Hormônio do crescimento (GH); GH recombinante humano; tratamento da deficiência de GH.

1-INTRODUÇÃO
O hormôniodo crescimento (GH), também conhecido como hormônio somatotrófico, somatotropina, ou somatotrofina, é o mais abundante dos hormônios da hipófise anterior, sendo sintetizado e secretado por somatotrofos, que correspondem a aproximadamente 50% das células secretoras de hormônio da hipófise anterior. (JALLAD; BRONSTEIN, 2008; ROTUNNO; ZAIA, 2006).
Além de influenciar o crescimento corpóreo , ohormonio do crescismento,ou somatotrofico,desempenha importante papel no metabolismo,composição corporal,perfil lipídico ,estado cardiovascular e longevidade.Seu controle é multi-regulado por hormônios ,metabólicos e peptídeos hipotalâmicos. (SOUZA. et.al. 2006).
A deficiência do hormonio do crescimento (GH) é decorrente na grande maioria dos casos de tumores da região hipotálamo-hipofisario e /oude seu tratamento ,cirúrgico ou radioterápico.( SILVA; GADELHA; VAISMAN, 2008).
Situações em que a deficiência de GH é severa , como nos defeitos do gene do GH e no craniofaringeoma , cursam com atraso importante do crescimento e ausência total ou quase total de GH nos testes provocativos . (SEICK; BOGUSZEWSK, 2006; ZANINELLI; MEITER; RADOMINSKI; BORBA; SOUZA; BOGUSZEWSKI, 2008).
Entretanto, adeficiência parcial ou menos severa de GH também cursa com atraso do crescimento, porem com um grau variável de respostas nos testes provocativos. Somando-se a isto , devemos considerar que muitos fatores estão envolvidos na secreção de GH e no eixo GH-IGFs. (PONTES; BARBOSA, 2008; SEICK; BOGUSZEWSK, 2008).
2-DESENVOLVIMENTO
2.1-GH
A existência do hormônio de crescimento foi demonstrada porEvans e Long em 1921, mas apenas em 1944, Li e Evans isolaram e sintetizaram o hormônio cristalino. Em 1973, Guilhermin e 1976 Schally isolaram a somatostatina, embora tenha sido Samuel McCann quem demonstrou sua existência. (SOUZA. et.al. 2006).
O GH é produzido e armazenado em grandes grânulos densos das células acidófilas (somatotrofos ) do lobo anterior da hipófise , que correspondem a 50% dascélulas secretoras da adeno-hipófise6, é secretado de forma pulsátil , sendo que os picos de maior amplitude são observados nas fases 3 e 4 do sono profundo.Essa liberação pulsátil do GH é regulada pelo hormônio liberador de hormônio do crescimento (GHRH), que age estimulando a secreção , e a somatostatina , de ação inibitória, pelo fator inibidor somatostatina (por sua vez,são influenciados porvários fatores,como atividade física,nutrição, sono , estresse , esteróides sexuais e hormonios tireoideanos), e as oscilações intracelulares espontâneas de cálcio nos somatotrofos. A secreção pulsátil de GH aumenta na puberdade e declina com o avanço da idade. Semelhante às variações do GH, o IGF-I e a IGFBP-III aumentam na puberdade e diminuem com o avançar da idade, principalmente devido aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AÇÃO HORMONAL E SEUS EFEITOS NOS TECIDOS
  • Proteinas quinases na açao hormonal
  • Déficit público no crescimento econômico de um país
  • Desenvolvimento e crescimento econômico, deficit público no crescimento economico de um país
  • Efeitos metabólicos e hormonais do exercício físico  |[pi| |] |e sua ação sobre a síndrome metabólica
  • deficit
  • “A AÇÃO PEDAGÓGICA NAS ORGANIZAÇÕES PARA AUXILIAR NA CAPACITAÇÃO CONTÍNUA E NO CRESCIMENTO PRODUTIVO”
  • Citologia hormonal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!