Deficiente fisico

Páginas: 32 (7986 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SUMÁRIO


1 - OBJETIVO DO TRABALHO 04
2 - INTRODUÇÃO 04
3 - LEIS 04
4 - DEFINIÇÕES. 05
5 - DEFICIÊNCIA MÚLTIPLAS. 06
6 - EU TENHO UM ALUNO DEFICIENTE EM MINHA SALA DE AULA. 07
7 - TRABALHANDO COM DIFICULDADE MOTORA 08
8 - HISTÓRICO EDUCAÇÃO ESPECIAL. 09
10 - DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHA DE AÇÃO 10
11 – REPORTAGEM NA MÍDIA COM TIME DE BASQUETE. 12
12 - REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS. 12

1 - OBJETIVO DO TRABALHO

. Entendermos dentro da psicologia a inclusão do aluno Deficiente Físico.
. Pesquisar e nos aprofundarmos no tema deficiência física.
. Definir o que é Deficiência Física e relatar o deficiente na ESCOLA que deve ser para TODOS.
. Conhecer e identificarmos as Leis que regem e auxiliam o Deficiente Físico.
. Relatar os princípios básicos de atendimento doDeficiente Físico na escola e em sala de aula.

2 - INTRODUÇÃO

O movimento nacional para incluir todas as crianças na escola e o ideal de uma escola para todos vem dando novo rumo às expectativas educacionais para os alunos com necessidades especiais.
A inclusão escolar constitui uma proposta correta que representa valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e deoportunidades educacionais para todos, em um ambiente educacional favorável.

3 – LEIS
Parâmetros Curriculares Nacionais

Ministério da educação no Brasil traz um projeto educativo, uma escola para todos, voltada para formação de cidadãos que na sua apresentação diz:
Considerar a diversidade que se verifica entre os educandos nas instituições escolares, requer medidas de flexibilização edinamização do currículo para entender a, efetivamente, as necessidades educacionais especiais dos que apresentam deficiência (as), altas habilidades (superdotação), condutas típicas de síndromes ou condições outras que venham a diferenciar a demanda de determinados alunos com relação aos demais colegas.
Essas condições exigem a atenção da comunidade escolar para viabilizar a todos os alunos,indiscriminadamente, acesso a aprendizagem ao conhecimento e ao conjunto de experiências, curriculares disponibilizadas ao ambiente educacional, a respeito de necessidades diferenciadas que possam apresentar.
Buscando subsidiar os professores brasileiros em sua tarefa de favorecer seus alunos na ampliação do exercício da cidadania, a secretaria da educação fundamental e a secretaria da educaçãoespecial em ação conjunta, produziram material pedagógico intitulado “Adaptações Curriculares que compõe o conjunto dos parâmetros curriculares nacionais “– PCN.

4 - DEFINIÇÕES

Deficiência Física
Segundo autor José Gregório, variedade de condições não sensoriais que afetam o indivíduo em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou na fala, como decorrência de lesões neurológicas,neuromusculares e ortopédicas, ou, ainda, de malformações congênitas ou adquiridas.

Referente a pesquisa científica
Deficiência física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
A deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estãoos: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades. A deficiência físicarefere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema ósteo-articular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente Sou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo o(s) segmento(s) corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida. Causas Paralisia Cerebral: por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiente fisico
  • deficiente fisico
  • Deficientes fisicos
  • Deficientes fisicos
  • Deficiente fisico
  • Deficiente fisico
  • Deficientes Fisicos
  • Deficientes fisicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!