DEFICIENTE AUDITIVO E A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

Páginas: 13 (3147 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
DEFICIENTE AUDITIVO E A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

RESUMO

Com a inclusão dos alunos com necessidades especiais em salas de aulas do ensino regular, o desafio do professor tem sido constante, requisitando do profissional empenho e dedicação. Este trabalho enfoca que o trabalhar em uma sala com diversidade significativa de alunos exige que o educador repense suas práticas pedagógicas para quetodos seus alunos tenham um desenvolvimento igualitário. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar estratégias e recursos na adaptação de atividades para alunos com deficiência auditiva em classes regulares. Esta pesquisa bibliográfica ressalta as dificuldades que o educador enfrenta em estar desenvolvendo atividades práticas para o aluno surdo, devido à falta de conhecimentorelacionado à surdez. Com o intuito de auxiliá-los, foram investigadas e propostas algumas dicas para o desenvolvimento de atividades práticas.

Palavras-chave: Inclusão. Educação. Deficiente Auditivo
1. INTRODUÇÃO

Durante muito tempo lecionando em escolas públicas e atuando como professora de artes pude sentir as muitas dificuldades que os educadores da sala de aula comum enfrentam quando deparamcom alunos surdos. Ao passar por essa experiência com um aluno surdo, eu não sabia como envolvê-lo nas atividades pedagógicas de forma que ele entendesse, visto que nem se quer conseguia comunicar de forma adequada para que ele me entendesse.
A frustração e meu despreparo fizeram com que revisse minhas práticas pedagógicas, entendendo que meu trabalho não estava sendo realizado de forma correta,pois não estava conseguindo alcançar meus objetivos de fazer com que o aluno surdo entendesse e realizasse as atividades como os demais.
Através dessa experiência, surgiu o interesse de fazer um curso de Educação Especial Educação Inclusiva e, mais especificamente, pesquisar sobre o assunto relacionado à deficiência auditiva. Essa intenção teve o intuito de poder auxiliar alunos com surdez acompreenderem e a desenvolverem trabalhos do cotidiano em sala de aula e ajudá-los na socialização com os demais alunos.
Desse modo, percebi que o despreparo do profissional tem sido o principal motivo que o tem feito ficar estático diante de certas situações surgidas em sala de aula. Isso dificulta a comunicação e o entendimento de professor e aluno impedindo que aconteça uma aprendizagem eficaz.Logo, surge a dúvida de como incentivar os educadores a buscar novos caminhos para resoluções de problemas em sala de aula e orientá-los nos desenvolvimentos das adaptações das atividades para alunos surdos.


1.1 Objetivo

O objetivo deste estudo consiste em investigar estratégias e recursos na adaptação de atividades para alunos com deficiência auditiva.
E disponibilizar-las aos professoresda sala de aula comum que muitas vezes não possuem uma formação específica para trabalhar com alunos surdos, essas atividades os auxiliaram em sua rotina na sala de aula e lhe dará confiança quanto ao ensino e aprendizagem do aluno surdo.

1.2 Procedimentos utilizados para esclarecimento da pesquisa

Considerando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da sala de aula comum, quetrabalham com alunos deficientes auditivos, essa pesquisa bibliográfica utiliza-se de vários autores, por meio de consultas em livros, artigos, legislação que abordam o referido tema. Desta forma o estudo inicia no capítulo do Referencial Teórico, com um breve histórico de como os surdos eram vistos e tratados na Antiguidade.
Também é relatada a classificação da surdez, e de como é importante oeducador ter conhecimento, pois muito o ajudará em sala de aula quando for realizar determinadas atividades com os alunos surdos.
Um enfoque de grande importância que será ressaltado é a escolarização do aluno surdo, que fará menção ao Oralismo, bilinguismo e comunicação total destacando a importância da proposta bilíngue de ensino.
O referido trabalho segue com o conceito da inclusão dos surdos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão do deficiente intelectual no ensino regular
  • Inclusão do deficiente intelectual no ensino regular
  • A inclusão do deficiente auditivo na rede pública de ensino
  • Educação inclusiva: processo de inclusão dos deficientes no ensino regular
  • A CONTRIBUIÇÃO DAS ONGS PARA A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR
  • Inclusão de deficientes visuais na rede regular de ensino
  • deficiente auditivo em sala regular
  • A inclusão de deficientes auditivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!