Deficiente auditivo no mercado de trabalho

Páginas: 72 (17939 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
centro estadual de educação tecnológica paula souza

escola técnica professor andré bogasian

Capacitação do Deficiente Auditivo para o Mercado de Trabalho

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, orientado pelo corpo docente da ETEC Prof. André Bogasian como exigência para certificação do curso Técnico em Administração.2012

“Na área do direito ao trabalho das pessoas com deficiência, o sistema de cotas com percentual de vagas reservadas previsto pela nossa legislação vem garantindo o acesso destas pessoas ao mercado. A fiscalização transformou o cenário da inclusão e empregabilidade desse segmento de pessoas. Porém a sua contratação gera ainda equívocos, resistências a rever seus paradigmaspenso que enfrentemos um momento decisivo para que esse direito seja
respeitado.”

Sumiko Oki Shimono (Consultora de Inclusão e Mestre em Educação)

RESUMO
Neste estudo propomos uma discussão a respeito da qualificação profissional de pessoas com deficiência auditiva e os obstáculos para o seu ingresso no mercado de trabalho.
Nos últimos anos com políticas inclusivas e principalmente a Leide Cotas vem modificando o cenário de exclusão desse grupo social. Porém, precisamos garantir o acesso à educação, o que representa um dos pilares da inclusão dessas pessoas.
Visando-se a socialização do deficiente auditivo em uma sociedade dominante e excludente, na qual encontram-se educadores sem qualificação e ambiente inadequado para o atendimento necessário do aluno. Baseando-se nosprincípios de “igualdade de oportunidade” e “educação para todos”, é que questiona-se na inserção e permanência à escolarização aos alunos considerados portadores de necessidades especiais, em que estão amparados pela Lei de Salamanca (1994, p.15), e um compromisso assumido pelo Brasil no combate a exclusão de toda e qualquer pessoa no sistema educacional de ensino. Obviamente enfrenta-se um desafiotornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo.
No processo educacional, os professores enfrentam diversos desafios, um deles é ministrar conteúdos num ambiente heterogêneo, para alunos de diferentes condições sociais e grau de conhecimento. No caso dos deficientes auditivos os professores não têm condições de repassar o conteúdo diretamente, pela falta de preparo e capacitação o queprejudica o desenvolvimento de aprendizagem dos mesmos.
Uma solução seria ter em sala de aula portadores de deficiência auditiva e ouvintes, já que a convivência com os mesmos agregaria valores e aprendizagem não só para os surdos como para os ouvintes também. Assim não teríamos exclusão no ambiente de aprendizagem, já que ele é o passo fundamental para formar cidadãos.
Acreditamos que à medidaque os profissionais envolvidos nesse processo recebam um assessoramento de técnicos e uma formação continuada mais direcionada ao desenvolvimento da prática pedagógica, certamente serão minimizados em parte a problemática encontrada no processo de inclusão, já que esses profissionais terão como suporte a nova filosofia proposta pela “educação para todos”, incluindo portadores de necessidadeseducativas especiais ao processo de inclusão no Ensino Regular.
É um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiências, conduta típica ou de altas habilidades e, que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas do aluno. O processo deve serintegral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores de ensino sob o enfoque sistêmico, a educação especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade, que é a de formar cidadãos conscientes e participativos. A principal preocupação da educação, dessa forma, deve ser o desenvolvimento integral do homem e a sua preparação para uma vida produtiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEFICIENTE AUDITIVO NO MERCADO DE TRABALHO
  • INCLUSAO DO DEFICIENTE AUDITIVO NO MERCADO DE TRABALHO
  • a inser o do deficiente auditivo no mercado de trabalho
  • Inclusão do deficiente no mercado de trabalho
  • Deficientes no mercado de Trabalho
  • Deficientes físicos no mercado de trabalho
  • INCLUSÃO DEFICIENTE MERCADO TRABALHO
  • Deficiente visual e o mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!