Deficiencia Visual

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014





DEFICIÊNCIA VISUAL




Interação da pessoa com deficiência visual




Núbia Tavares Diniz

Curso Normal Superior e Pós Graduação Educação Especial com Ênfase em Educação Inclusiva.




Cruzília – MG
2014
SUMÁRIO


















1-INTRODUÇÃO

Na década de 60 o governo criou a Campanha Nacional de Educação dos Cegos - CNEC e também instalou os.Na década de 90 o Brasil assinou a Declaração de Salamanca, na qual se comprometia a seguir as recomendações da educação inclusiva mundial. Nesta década o Brasil também aprova em sua lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN um capítulo específico sobre a educação especial.
Seguindo a apresentação do atendimento da pessoa com deficiência Visual, em seguida descreve-se a importânciaque o Instituto Benjamin Constant tem na área educacional e o atendimento no Estado do Paraná, onde é apresentado o histórico do atendimento no Instituto Paranaense de Cegos e em sua escola especial. O histórico do atendimento da Secretaria do Estado da Educação e o histórico do atendimento na Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná.
A deficiência visual pode ser conceituada de váriasmaneiras, dependendo essa conceituação dos fins a que se destina. A maior parte delas se encaixa no modelo médico, mas existem conceituações destinadas a fins legais, esportivos e educacionais. O presente estudo focaliza-se no conceito educacional da deficiência visual, que abrange a cegueira e a visão subnormal. Neste contexto, uma pessoa é considerada deficiente visual quando tem seu desempenhoescolar afetado por esta deficiência, sofrendo uma limitação visual sobre a habilidade crítica da leitura. (KIRK, 1991).
Refere-se a qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, podendo resultar numa limitação ou incapacidade no desempenho normal de uma determinada atividade que, dependendo da idade, sexo, fatores sociais





2-DESENVOLVIMENTOA visão é um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo à nossa volta, ao mesmo tempo em que nos dá significado para os objetos, conceitos e ideias. A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada "comunicação visual". Os humanos empregam-na desde o amanhecer dos tempos. Na realidade, ela é predadora de todas as linguagens escritas.
Deficiência visual é aperda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
De entre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal.
Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráterdefinitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
A cegueira acontece quando há pequena capacidade de enxergar ou perda total da visão. As pessoas cegas podem utilizar os outros sentidos para sua aprendizagem e desenvolvimento, o Sistema Braille para ler e escrever e, também, auxílios de informática. Os sentidos do tato, da audição,do olfato e do paladar assimilam as informações procedentes dos estímulos externos, que ao serem integradas, possibilitam a percepção, análise e compreensão do ambiente.
A baixa visão ou visão subnormal define-se baixa visão, ou visão subnormal, quando a capacidade de visão do melhor olho não passa de 30% em relação ao que se considera visão normal, mesmo com tratamento pertinente ou uso deóculos. Cada pessoa com baixa visão enxerga de forma diferenciada, de acordo com as alterações que podem ocorrer na função visual (prejuízo na acuidade visual, na visão de cores, no campo visual, na sensibilidade ao contraste, na adaptação à luz). De acordo com seu quadro visual e dificuldades no desempenho de atividades, a pessoa com baixa visão poderá fazer uso de auxílios especiais para melhora da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiencia Visual
  • deficiencia visual
  • Deficiência visual
  • Deficiencia Visual
  • Deficiencia visual
  • deficiencia visual
  • Deficiencia visual
  • Deficiencia Visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!