Deficiciencia F Sica

1782 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 10% da população em países desenvolvidos, e 12 a 15% da população de países em desenvolvimento, são portadores de algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental. Segundo o Censo IBGE/2000, esse percentual é de 14,5% da população brasileira.
Nesse contingente, em torno de 25 milhões, estão os portadores de deficiência física. Comparada a outras deficiências e, dependendo do quadro de comprometimento, a deficiência física pode ser a que menos faz depender de terceiros, uma vez que nela a capacidade mental não é afetada.
Pretendemos demonstrar através deste trabalho que o portador de deficiência física, apesar da desvantagem, não é alguém a ser considerado incapaz, mas alguém com características diferentes, podendo estar em pé de igualdade com qualquer outra pessoa, desde que os obstáculos sejam removidos, as limitações sejam superadas e, principalmente, tenha respeito e oportunidade.
2. O QUE É A DEFICIENCIA FÍSICA
Entende-se por deficiência física toda alteração que compromete o aparelho locomotor, incluindo os sistemas ósseo-articular, muscular e nervoso, trazendo limitações físicas de grau e gravidades variáveis para o desempenho de funções.
O Estatuto do Portador de Deficiência, ano 2006, no Artigo 2º, considera como deficiência em geral toda restrição física, intelectual ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social, [...}”, e no inciso primeiro do mesmo artigo, com base no Decreto Federal 5.296/2004, artigo 5º, inciso I a, define a deficiência física como sendo a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia,

Relacionados