Deficiências auditiva

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
 “A organização e o funcionamento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS” e o capítulo “A abordagem socioantropológica da cultura Surda”. 
3ª ACQF
QUESTÃO 01 Ainda no capítulo “A organização e o funcionamento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS” você estudou sobre a flexão verbal dos sinais. A respeito dos verbos podemos afirmar que:
I- os verbos se dividem em três grupos: verbossimples, verbos com concordância e verbos espaciais;
II- os verbos não se dividem em grupos;
III- os verbos se dividem em dois grupos: verbos simples e verbos compostos, assim como na língua portuguesa;
IV- os verbos espaciais são os que têm afixos locativos.Estão corretas apenas:
Parte superior do formulário

I e IV;

III e IV;

II, III, IV;

II, III;

I e II;
3ª AA
QUESTÃO 01 Asdiferentes representações de surdez resultam em práticas que limitam ou ampliam o universo do exercício de cidadania das pessoas surdas. Assinale as afirmativas que abordam as visões que circulam sobre a surdez e os surdos:
I – as visões que circulam sobre a surdez e os surdos estão presentes nas ciências, na religião, na educação, nos consultórios, na mídia, no interior das famílias que, geralmente,reproduzem os discursos de alguns que detêm o poder e o saber nas sociedades, e projetam as imagens por eles produzidas em seus filhos e irmãos surdos.
II – o foco da atenção está na deficiência: o sujeito surdo não é visto no todo de suas capacidades e habilidades.
III – a insistência nessa incompreensão e o enorme desconhecimento das particularidades das pessoas surdas demandam que nós, oseducadores, enfrentemos uma luta para tirá-los do âmbito das perspectivas médicas, terapêuticas, assistencialistas, caritativas e outras que historicamente têm predominado, para percebê-los em uma perspectiva cultural e da diversidade humana.
IV – as visões que circulam sobre a surdez e os surdos estão presentes somente na área médica.Estão corretas apenas:
Parte superior do formulário

I e II;II, III, IV;

II e IV;

I, II e III;

I e IV;
3ª ACQA
QUESTÃO 01 Atualmente, a educação de surdos no Brasil vive uma terceira fase, que caracteriza um período de transição. Eulália Fernandes explica que o indivíduo surdo pode ser usuário de duas línguas: a língua de sinais, língua natural e de fácil acesso à pessoa surda, constituindo-se, portanto, sua primeira língua (L1), e no caso doBrasil a língua portuguesa, sua segunda língua (L2). Esta proposta educacional apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente. Qual é a proposta educacional apresentada acima?





As atividades que você responderá correspondem à 4ª quinzena. Para responder as questões, você deveráestudar o capítulo: “A abordagem socioantropológica da cultura Surda”.
4ª ACQF
QUESTÃO 01 Os movimentos de resistência dos surdos em relação à oralização e as pesquisas científicas, comprovando a importância da língua de sinais, culminaram na oficialização das Línguas de Sinais – LS em diversos países. No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento de sua língua oficialmente através da Leifederal nº 10.436, de 24 de abril de 2002. De acordo com esta Lei, analise as alternativas abaixo:
I – A Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece o estatuto da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua oficial da comunidade surda.
II – A Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
III – As garantiasindividuais do surdo e o pleno exercício da cidadania alcançaram respaldo institucional decisivo com a Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002.
IV – A Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 além de reconhecer a LIBRAS como língua, faz implicações para a divulgação e ensino, para o acesso bilíngue à informação em ambientes institucionais e para a capacitação dos profissionais que trabalham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiencia auditiva
  • Deficiencia auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!