Deficiência visual

Páginas: 32 (7949 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
1- Introdução

Deficiência refere-se a qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, podendo resultar numa limitação ou incapacidade no desempenho normal de uma determinada atividade que, dependendo da idade, sexo, fatores sociais e culturais, pode se constituir em uma deficiência.
Desta forma, uma doença ou trauma naestrutura e funcionamento do sistema visual pode provocar no indivíduo a incapacidade de "ver" ou de "ver bem", acarretando limitações ou impedimentos quanto à aquisição de conceitos, acesso direto à palavra escrita, à orientação e mobilidade independente, à interação social e ao controle do ambiente, o que poderá trazer atrasos no desenvolvimento normal.

A criança deficiente visual é aquelaque difere da média a tal ponto que irá necessitar de professores especializados, adaptações curriculares e ou materiais adicionais de ensino, para ajudá-la a atingir um nível de desenvolvimento proporcional às suas capacidades.

Os alunos com deficiência visual não constituem um grupo homogêneo, com características comuns de aprendizagem, sendo também, um erro considerá-los como umgrupo à parte, uma vez que suas necessidades educacionais básicas são, geralmente as mesmas que as das crianças de visão normal.

Não basta decretar a integração do aluno deficiente visual, misturá-lo com outros alunos e um professor para que a sua integração escolar se consiga, nem tão pouco se garanta o desenvolvimento das suas capacidades/aprendizagens. Por isso, esse grupo precisa deum atendimento não diferenciado, mas sim adaptado para que o ensino seja eficiente.

2- Deficiência Visual

A criança que enxerga estabelece uma comunicação visual com o mundo exterior desde os primeiros meses de vida porque é estimulada a olhar para tudo o que está à sua volta, sendo possível acompanhar o movimento das pessoas e dos objetos sem sair do lugar. A visão reinasoberana na hierarquia dos sentidos e ocupa uma posição proeminente no que se refere à percepção e integração de formas, contornos, tamanhos, cores e imagens que estruturam a composição de uma paisagem ou de um ambiente. É o elo de ligação que interage os outros sentidos, permite associar som e imagem, imitar um gesto ou comportamento e exercer uma atividade exploratória circunscrita a um espaçodelimitado.

A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. Pode ocorrer desde o nascimento( cegueira congênita ), ou posteriormente ( cegueira adventícia , conhecida como adquirida) em decorrência decausas orgânicas ou acidentais. Em alguns casos, a cegueira pode associar-se à perda da audição( surdocegueira) ou a outras deficiências. Muitas vezes, a perda da visão ocasiona a extirpação do globo ocular e a conseqüente necessidade de uso de próteses oculares em um olhos ou em ambos. Se a falta da visão afetar apenas um dos olhos( visão monocular), o outro assumirá as funções visuais semcausar transtornos significativos no que diz respeito ao uso satisfatório e eficiente da visão.

Pode-se classificar a deficiência visual segundo as referências da International Blind Sports Federation (IBSA) :

• B1 – Totalmente cegos, aqueles que podem ter percepção de luz, mas não são capazes de reconhecer as formas das mãos a qualquer distância.

• B2 – Aqueles que percebem asformas das mãos, mas com acuidade visual não superior a 20/600 pés, ou aqueles com menos de 5º de Campo visual.

• B3 – Aqueles com acuidade visual de 20/599 até 20/200 pés e/ou aqueles com 5º a 20º de campo visual.

• Visão Parcial: Aqueles com acuidade visual entre 20/199 e 20/70 pés.

Os sentidos têm as mesmas características e potencialidades para todas as pessoas. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiencia Visual
  • deficiencia visual
  • Deficiência visual
  • Deficiencia Visual
  • Deficiencia visual
  • deficiencia visual
  • Deficiencia visual
  • Deficiencia Visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!