Deficiência mental

Páginas: 26 (6402 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
INTRODUÇÃO

Tudo que envolve o homem é humano, é social, é cultural, com limites desconhecidos. O que fazer com as condições biológicas limitadas a partir de uma possibilidade ilimitada da dimensão cultural? As possibilidades de produção e interpretação de signos parece não ter limites - limitados são a nossa compreensão, os recursos disponíveis, os conhecimentos tão incipientes ainda.As questões teóricas do processo de inclusão têm sido amplamente discutidas por estudiosos, políticos e pesquisadores da área de Educação Especial, no entanto pouco se tem feito no sentido de sua aplicação prática. O como incluir tem se constituído a maior preocupação de pais, professores e estudiosos, considerando que a inclusão só se efetivará se ocorrerem transformações estruturais no sistemaeducacional.


Os processos semióticos aplicados como recursos auxiliares aos estudos da Filosofia da Linguagem parecem poder, quando nada, produzir explicações plausíveis, verossímeis, para as relações e conseqüências da interação humana por meio de linguagens. Retomando Heidegger e suas premissas homem como ser de linguagem ou a linguagem como a casa o ser, parece possível reiterar-se ocaráter arbitrário e efêmero da linguagem. Embora as comunicações linguageiras sejam construídas a partir de códigos, estes estão à mercê de seus usuários (recriadores, portanto), que, a seu turno, estão sujeitos às intervenções contextuais. Na perspectiva de Peirce, o interpretante coletivo (conjunto de funções-valores vigentes numa comunidade discursiva) é o maestro dos arranjos representativos einterpretativos por meio dos quais se realiza a comunicação naquele espaço. Logo, releia-se o homem-linguagem de Heidegger como referendo da arbitrariedade, da efemeridade, por conseguinte, da mutação infinita disponível para os processos de linguagem. Assim sendo, o papel da Filosofia da Linguagem seria o estudo aprofundado da cogitação humana acerca de si e de suas relações traduzida em signosque poderiam representar ideologias e epistemologias distintas e, por conseguinte, seriam passíveis de diferentes semioses.




A insistência é para que o processo de simbolização seja tomado como fundamental na elaboração de programas a serem desenvolvidos com os deficientes mentais. Vygotsky relaciona pensamento e linguagem não havendo, para ele, possibilidade de desenvolvimento cognitivofora da linguagem e nem linguagem sem a mediação que acontece nos processos interativos. A linguagem é o principal mediador, necessariamente simbólico, entre o mundo cultural e o biológico. Analisada dinamicamente o amálgama de fala e ação, é possível que se encontre a lógica da gênese do desenvolvimento – “o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa”. Essaestrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social.













1-Deficiência Mental -
A partir do século XX começou-se a estabelecer uma definição para o Deficiente Mental e essa definição diz respeito ao funcionamento intelectual, que seria  inferior à médiaestatística das pessoas e, principalmente, em relação à dificuldade de adaptação ao entorno.
Segundo a descrição do DSM. IV, a característica essencial do Retardo Mental é quando a pessoa tem um “funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades:comunicação, auto-cuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança”. 
Essa é também a definição de Deficiência Mental adotada pela AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental). Na Deficiência Mental, como nas demais questões da psiquiatria, a capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiencia mental
  • Deficiência Mental
  • Deficiencia mental
  • deficiencia mental
  • Deficiência mental
  • Deficiência Mental
  • Deficiencia mental
  • Deficiência mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!