Deficiência auditiva

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 13 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE GARANHUNS
LETRAS- II PERÍODO
EDUCAÇÃO ESPECIAL – MARIA DO ROSÁRIO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

GARANHUNS
2010
DAGMA DE ARAÚJO SANTOS
ELIANE DA SILVA BRITO
EMANUELLA BRASIL DE MORAIS
JOSIRLEIDE APARECIDA
KELLY STEPHANIE
LEANDRO SILVA SANTOS
NANUSA MARIA VANDERLEY
SANDREANE RODRIGUES DOS SANTOS

DEFICÊNCIA AUDITIVAGARANHUNS
2010
Deficiência Auditiva

A audição
A audição, tal como os restantes sentidos, é muito importante para o desenvolvimento como indivíduo, como parte da sociedade. Já antes do nascimento, a audição é o primeiro sentido a ser apurado, através do diálogo da mãe com o seu bebê, dos novos sons, do conhecimento de mundo.
É através desta que há comunicação com o mundo e este se comunica comos seres, desenvolvendo assim a identidade, os sentimentos, a compreensão do mundo que está em volta, os vínculos sociais, as interações intra e inter – pessoais e, não esquecendo, o modo como manifesta-se os anseios e necessidades.

Definição de Deficiência Auditiva
A deficiência auditiva, trivialmente conhecida como surdez, consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir, isto é, umindivíduo que apresente um problema auditivo.
É considerado surdo todo o individuo cuja audição não é funcional no dia-a-dia, e considerado parcialmente surdo todo aquele cuja capacidade de ouvir, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
A deficiência auditiva é uma das deficiências contempladas e integradas nas necessidades educativas especiais (n.e.e.); necessidades pelasquais a Escola tanto proclama.

Diferença entre surdez e deficiência auditiva
Por vezes, as pessoas confundem surdez com deficiência auditiva. Porém, estas duas noções não devem ser encaradas como sinônimos.
A surdez, sendo de origem congênita, é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por conseqüência, surge uma série de dificuldades na aquisição dalinguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Por sua vez, a deficiência auditiva é um déficit adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Nestas situações, na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente. Porém, ao adquirir esta deficiência, vai ter de aprender a comunicar de outra forma.
Em certos casos,pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenções cirúrgicas (dependendo do grau da deficiência auditiva) a fim de minimizar ou corrigir o problema.
Tipos de deficiência auditiva
* Deficiência Auditiva Condutiva
* Deficiência Auditiva Sensório-Neural
* Deficiência Auditiva Mista
* Deficiência Auditiva Central / Disfunção Auditiva Central / Surdez CentralDeficiência Auditiva Condutiva
A perda de audição condutiva afeta, na maior parte das vezes, todas as freqüências do som. Contudo, por outro lado, não se verifica uma perda de audição severa. Este tipo de perda de capacidade auditiva pode ser causada por doenças ou obstruções existentes no ouvido externo ou no ouvido interno. A surdez condutiva pode ter origem numa lesão da caixa do tímpano ou do ouvidomédio.
É vulgar nos adultos a perda de audição condutiva, devido ao depósito de cerúmen (cera) no canal auditivo externo. Nas crianças, a otite média, uma inflamação do ouvido médio, é a causa mais comum de perda de audição condutiva.

Deficiência Auditiva Sensório-Neural
A perda de audição neurossensorial resulta de danos provocados pelas células sensoriais auditivas ou no nervo auditivo.Este tipo de perda pode dever-se a um problema hereditário num cromossoma, assim como, pode ser causado por lesões provocadas durante o nascimento ou por lesões provocadas no feto em desenvolvimento, tal como acontece quando uma grávida contrai rubéola.
A sujeição a ruídos excessivos e persistentes aumenta a pressão numa parte do ouvido interno – o labirinto – e pode resultar numa perda de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiência auditiva
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiencia auditiva
  • Deficiencia auditiva
  • Deficiência Auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!