Deficiência auditiva

Páginas: 26 (6342 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
INSTITUTO
Estratégias pedagógicas para a inclusão de um aluno com deficiência auditiva na sala de aula

Disciplina:
Necessidades Educativas Especiais

Trabalho realizado por:
Alexandra
INTRODUÇÃO

As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas dos seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade atodos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo caso de necessidades especiais encontrados dentro da escola. As crianças com necessidades educativas especiais / auditivas, deveriam receber qualquer suporte extra requeridopara assegurar uma educação efectiva.
No ensino do 1ºciclo, a principal responsabilidade da criança é aprender as habilidades básicas de leitura aritmética e linguagem. Na maioria dos programas, nesta fase escolar, a criança deficiente auditiva revela atrasos progressivos em relação à criança típica quanto ao desempenho. A integração total revela-se complicada, no caso das crianças comdeficiências auditivas graves, uma vez que estas não são capazes de competir com os outros colegas do mesmo nível escolar.

ESTRATÉGIAS
A diversificação dos momentos e das estratégias de ensino-aprendizagem para o mesmo conteúdo e na mesma sala de aula, de maneira oportuna e adequada é essencial para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
É necessário incluir estratégias diferenciadas que auxiliem acomunicação e facilitem o processo ensino-aprendizagem.
A postura do professor na sala de aula e a forma como lida com as dificuldades apresentadas pelos alunos tanto pode auxiliá-los como pode desmotivá-los. No caso dos alunos com perdas auditivas, quanto mais o professor inserir o aluno na situação em que se enquadra a actividade proposta, quanto mais contextos linguísticos e situações extralinguísticas forem ao aluno apresentados, melhor será o resultado.
O professor deve ser orientado que, devido às barreiras de acesso aos estímulos sonoros, a criança deficiente auditiva é extremamente prejudicada, em especial, nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem e, em consequência no processo de construção de conhecimento, por apresentar dificuldades cognitivas que estãodirectamente relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, e não a deficiência auditiva, a qual não acarreta qualquer deficit cognitivo.
Quando estamos diante de um aluno com deficiência auditiva na sala de aula, podemos lançar mão de algumas estratégias como:
• Sentá-lo próximo ao professor;
• Não posicioná-lo de frente para a janela para que a leitura facial não seja dificultada pela claridade;
• Oprofessor deve repetir as informações que o aluno não conseguiu captar e individualmente, se preciso for;
• Não exigir do aluno que execute actividades algumas vezes fora do seu alcance, como um ditado de palavras isoladas.
Além dos efeitos prejudiciais dos ruídos - principalmente quando o recurso tecnológico utilizado for o aparelho de amplificação sonora individual -, o número de alunos em salade aula, a competição sonora, a distância do interlocutor e o desconhecimento, por parte do professor, de qual o nível da linguagem oral que este aluno domina também irão interferir no seu processo de aprendizagem.
A distância e a posição que o professor fica em relação ao aluno interferem de forma significativa na sua compreensão. A pista visual é muito importante e auxilia a criança a entendero conteúdo que está sendo trabalhado. Nos usuários de aparelho de amplificação sonora individual, da mesma forma que os sons da fala são amplificados, o ruído também é; portanto, acções como colocação de feltros nos pés das mesas e cadeiras, presença de vasos e varais dentro da classe auxiliam na sua diminuição, reduzindo a reverberação.
Na sala de aula, conforme a posição em que o professor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiência auditiva
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiencia auditiva
  • Deficiencia auditiva
  • Deficiência Auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!