Deficiência auditiva

Páginas: 35 (8698 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO

A inclusão social um tema atual, onde traz grandes repercussões entre os educadores e a sociedade civil, e principalmente para as pessoas com necessidades educativas especiais, que necessitam dessa conquista para garantirem seu espaço na sociedade.
Devido à necessidade da inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade e da importância das crianças com deficiênciaauditiva serem alfabetizadas, em escolas regulares. Este trabalho foi realizado de forma bibliográfica, tendo como principal objetivo apresentar qual a contribuição da legislação para o processo de escolarização dessas crianças, apresentando ainda as grandes dificuldades encontradas pelos alunos surdos ou com deficiência auditiva nas escolas regulares, em se comunicarem e principalmente em sealfabetizarem. Tornando o processo de socialização dessas crianças mais demorado, devido à falta de instrução e até mesmo de informação dos educadores e muitas vezes dos próprios familiares.
Embora exista uma legislação a favor da inclusão das crianças com necessidades educativas especial, especialmente das crianças com deficiência auditiva que é o foco principal deste trabalho monográfico, essainclusão de que todos falam não vem acontecendo como deveria. Falta para os educadores e todo o grupo escolar preparação para atender as diversidades de seus alunos e principalmente deixar de lado os preconceitos e paradigmas sobre as “diferenças” que cada indivíduo possui.
Nesta perspectiva de ser analisado qual a melhor forma para o processo de escolarização das crianças com deficiênciaauditiva, fez-se necessário ao longo deste trabalho a compreensão do histórico da educação especial no Mundo e no Brasil, para um melhor entendimento do processo educacional que essas crianças foram inseridas e a repercussão que a inclusão dessas crianças em escolas regulares vem ocorrendo nos dias atuais.
Foram analisados também os conceitos, classificações, causas e tipos de surdez, a importância dodescobrimento precoce da perda auditiva, para que seja analisado o nível lingüístico da criança, qual o melhor método a ser utilizado e a mudança curricular mais adequada para o processo de alfabetização das crianças com deficiência auditiva, de acordo com a Legislação vigente, para que elas possam realizar uma vida escolar de sucesso como os demais alunos, fugindo assim do triste histórico defracasso escolar que essas crianças tiveram inseridas durante tanto tempo , devido a falta de conhecimento do método adequado para serem alfabetizadas.

1. HISTÓRICO

1.1. Educação Especial no Mundo

As pessoas portadoras enfrentam os preconceitos maus tratos de inúmeras pessoas, onde acreditam que elas não sejam iguais, devido as suas deficiências, trazendo grandesconstrangimentos e até o isolamento dessas pessoas da comunidade. Essas pessoas, muitas vezes são tratadas como loucas, sendo rejeitadas pelos seus familiares e sociedade, levando-as para asilos e instituições distantes das cidades, pois eram consideradas “possuídas por maus espíritos ou vítimas de sina diabólica e feitiçarias” Jonsson (apud Sassaki,1999 p.112).
Até o final do século XV, não haviam escolasespecializadas para deficientes, mesmo tendo profissionais interessados na educação de pessoas portadoras de necessidade especial. As crianças que receberam algum tipo de educação eram filhos de pessoas que tinham uma situação econômica boa, garantindo assim um direito de serem alfabetizadas, ao contrário das outras crianças deficientes cujos pais não tinham boas condições financeiras, dificultandoassim a escolarização dessas crianças, que devido à falta de escolas e até mesmo por causa do preconceito existentes pela sociedade e familiares, muitas crianças não eram alfabetizadas.
Cabe ainda ressaltar que apenas as crianças surdas receberam este tratamento diferenciado. Apenas no início do século XVIII as pessoas cegas também começaram a receber instrução. Já as crianças com problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência auditiva
  • Deficiencia auditiva
  • Deficiencia auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!