Defesa Sanit ria EXERC CIOS 1 Febre Aftosa

1730 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
Departamento de Clínica Médica Veterinária
Disciplina: Defesa Sanitária Aluna: Maize Daiane Santana Santos Atividades – FEBRE AFTOSA

1. O que é a febre aftosa? Quais as principais formas de transmissão?
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa de caráter agudo que acomete os animais domésticos e silvestres de casco bipartidos. As formas de transmissão é pelo contato direito com animais infectados, Contato indireto de animais com fômites e subprodutos por meio de pessoas, veículos, vestuário, equipamentos, sobras de alimentos usados para alimentação e por aerossóis.

2. Qual a situação sanitária da febre aftosa nos estados? O Brasil possui agora 23 estados e o Distrito Federal reconhecidos internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação e Santa Catarina continua sendo o único livre da doença sem vacinação. Roraima e o Amazonas estão classificados zona não livre como médio risco e o Amapá zona não livre com alto risco.
3. Qual é ou quais são o(s) período(s) de vacinação contra FA e qual a faixa etária a ser vacinada no Estado de Mato Grosso?

Em Mato Grosso, as propriedades pantaneiras realizam vacinação anual de todo o rebanho no mês de novembro. As propriedades na faixa de fronteira do Mato Grosso com a Bolívia vacinam animais até 12 meses em fevereiro.
Vacinação semestral de todos os animais, em etapas com duração de 30 dias; vacinação semestral de animais com até 24 (vinte e quatro) meses de idade e anual para animais com mais de 24 meses de idade, com realização ou não de etapa de reforço para animais com até 12 (doze) meses de idade, em etapas com duração de 30 (trinta) dias.
Faixa etária Etapa da vacinação Período
0 a 12 meses fevereiro 1 a 28
0 a 24

Relacionados