DEFESA PREVIA MAIO 2015 NPJ

591 palavras 3 páginas
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 8ª VARA CRIMINAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO AMAZONAS Autos n. ...... Maria Joana, estado civil..., profissão..., residente e domiciliada na rua..., n..., bairro..., CEP..., Cidade/Estado, abaixo assinado instrumento de mandato (doc. 01), vem respeitosamente perante V. Excia., requerer DEFESA PRÉVIA, nos termos do art. 55 da lei nº 11.343/06, em face da denúncia oferecida pelo Ministério Público, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

FATOS
O Ministério Público, através de denúncia subscrita, imputa-lhe a prática do crime previsto no art. 33 da lei nº 11.343/06, sob o argumento de que, no dia 22 de fevereiro de 2014, a acusada presa pela Polícia Federal na cidade de Manaus, por manter sob sua guarda substância entorpecente sem a devida autorização. Sendo com ela encontrado em uma caixa de medicamento destinado a tratamento de pressão alta, a quantidade de 12 comprimidos de ectasy, produto do crime desconhecido da acusada, visto que uma amiga chamada Cristina, lhe pediu para levar tal medicamento de Manacapuru até Manaus onde reside a mãe da referida.

FUNDAMENTOS
Em que pese o entendimento do Ministério Público, a denúncia não pode ser recebida, pois o Auto de Prisão em Flagrante revela que foi encontrado em uma caixa de remédio o entorpecente em poder da denunciada. A sra. Joana, por sua vez, apenas sem saber transportou a substância. E assim fosse o caso, caracterizada a infração prescrita no art. 28 do mesmo diploma legal, incompetente este Juízo para o processo e julgamento, devendo ser observada a remessa dos autos ao Juizado Especial Criminal.
No próprio depoimento da acusada é possível concluir que a mesma não possui nenhum vínculo com a traficância, tornado-se uma vítima de sua amiga de longas datas, que a induziu ao erro. E devido às suas ocupações atualmente não tinha como saber da conduta delituosa de sua amiga.
O princípio da não-culpabilidade previsto na

Relacionados

  • Trabalho interdisciplinar
    38132 palavras | 153 páginas