Defesa dos Direitos Humanos

Páginas: 3 (731 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Defesa dos direitos humanos.
A defesa dos direitos humanos é de suma importância na sociedade atual. Esse problema envolve todas as nações de globo, sendo pertinente a cada indivíduo particularmenteque deseja preservar seus valores. A garantia dos direitos humanos se dá na forma de luta contra qualquer tipo opressão de cunho social, econômica, racial, religiosa, cultural e política.
Com o fimda Segunda Guerra Mundial, e a queda dos governos totalitários, se deu a vitória da democracia e da então liberdade humana. Devido ao fracasso da Liga das Nações que não conseguiu refrear a guerra de1939, após o seu termino foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU – que tem como dever manter a paz internacional e promover a cooperação internacional na solução de problemas econômicos,sociais e humanitários. Foi então, adotado pela ONU, em sua Assembleia Geral de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que junto com as novas constituições ressaltavam aos direitos aclassificação de valores inalienáveis.
Apesar de o poder começar a se sujeitar à ordem jurídica, renasce o exercício arbitrário da autoridade, todos são impelidos por ideias de dominação absoluta, o chefe deEstado restaura a violência e a opressão. Não obstante, René Guénon, no exame da crise do mundo moderno, crê que a “espiritualidade” prevalecerá, visto que “a desordem, o erro e a obscuridade nãoprevalecem senão aparente e momentaneamente”. Porém o desacato aos direitos humanos vem sido agravado com medidas de exceção, segregação e banimento por motivos políticos, censura à imprensa e às criaçõesde cultura.
O uso do desenvolvimento científico e tecnológico vem contribuindo para essas ações danosas à humanidade. Propositalmente ou por engano, utilizam e exploram de ferramentas como ocomputador, transmissores, em busca de conversações, informações políticas, secretas ou empresarias que o indivíduo pode ter, e em decorrência disso acabam violando sua segurança e sua intimidade.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ONU na defesa dos direitos humanos
  • A Defensoria Pública na defesa dos Direitos Humanos.
  • As igrejas batistas sul matogrossenses e a defesa dos direitos humanos
  • Autonomia da advocacia pública na defesa dos direitos humanos
  • Sociedade maranhense de direitos humanos: em defesa da vida
  • Saúde mental e direitos humanos: a atuação da associação em defesa da saude mental (adsm)
  • Nota do CFESS sobre as manifestações em defesa dos direitos humanos na sociedade braseileira
  • A arguição de inconvencionalidade pela defesa penal como instrumento de efetividade dos direitos humanos estabelecidos na CADH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!