Defesa do Batismo Infantiñ

3776 palavras 16 páginas
DEFESA DO BATISMO INFANTIL

INTRODUÇÃO

Em Mateus cap. 28, verso 19 temos uma ordem instituída pelo Senhor Jesus autorizando o batismo na igreja Neo-Testamentária:

Mateus

28.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Essa ordem é repetida no evangelho de Marcos cap. 16, versos 15 e 16:

Marcos

16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

16.16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Com base nesses versículos, algumas denominações tem argumentado que as crianças não podem ser batizadas, pois, ainda não possuem discernimento suficiente para se decidirem, logo não podem receber tal sacramento.

Contudo, esse não o ensinamento proposto no contexto bíblico, pois, devemos considerar a Bíblia como um único livro.

1 - O SINAL DA ALIANÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

A Igreja cristã é a continuação da Igreja do Antigo Testamento. Símbolos e rituais mudaram, mas é a mesma Igreja, o mesmo povo. O Sábado tomou-se em Domingo, a Páscoa, em Ceia, e a circuncisão, em batismo. Os crentes são chamados de "filhos de Abraão" (Gl 3.7,29) e a Igreja de "o Israel de Deus" (Gl 6.16). Não é de se admirar que Paulo chame o batismo de "a circuncisão de Cristo" (Cl 2.11-11).
Indiscutivelmente, a circuncisão era o sinal da aliança da graça de Deus com seu povo no tempo do Antigo Testamento (Gênesis 17:10-14).
Três conceitos fundamentais são retirados do simbolismo da circuncisão.
• Primeiro, a circuncisão era o sinal da união e comunhão com Deus. Na sua instituição com Abraão, Deus declara: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso de suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e de tua descendência depois de ti... E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:7, 11). O âmago da Aliança da Graça de Deus era este

Relacionados