Defeitos do negócio jurídico

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO
CURSO DE DIREITO

METODOLOGIA DO TRABALHO CINTÍFICO:
defeitos do negócio jurídico

Graciana Pereira Barbosa
Júlia Rodrigues Guimarães
Tainalh Steffane LeijotoLaura de Mattos Seixas
Jéssica Silva Miranda
Larissa de Paula

CURVELO
2012
1- INTRODUÇÃO

Em todo negócio jurídico o elemento essencial é a vontade que se manifesta livremente através de sua declaraçãoproduzindo nascimento, modificação ou extinção das relações jurídicas.
Segundo Francisco Amaral, “defeitos do negócio jurídico são as imperfeições que nele podem surgir decorrentes de anomalias naformação da vontade ou na sua declaração” (2008, p.505).
A vontade deve corresponder ao desejo do agente. No entanto, podem surgir defeitos no processo de formação da vontade ou na sua declaração. Se avontade não estiver de acordo com o desejo do agente, o negócio jurídico torna-se suscetível de ser anulado.
Pode acontecer de o agente ter falsa noção dos elementos ou circunstâncias do negócio; dedesconhecer a matéria ou o assunto; de agir dolosamente induzindo ao erro; de agir sem liberdade de vontade, porque ameaçado por outra pessoa, num estado coercitivo.

2- NOTÍCIA HISTÓRICAFundamentalmente no que concerne aos vícios da vontade, a construçãoteórica dos defeitos do negóciojurídico advém de umprocessohistórico ideológico que acompanhou a origem e evolução do princípio da autonomia davontade.
O formalismo imperante no direitoromanotinhacomo essencialidade o predomínio da formasobre a vontade, ou seja, a validade de certosatos dependia da forma juridicamente reconhecida, pressupostopara a validade e eficácia do ato e independia da vontade do agente. Contudo, o deperecimento do formalismo provocou o surgimento do consensualismo, no início da épocaclássica, revelando-se osprimeiroscontratosque se formavam sem a necessidade de formaespecial.

3-VÍCIOS DO CONSENTIMENTO

As imperfeições decorrentes de anomalias na formação da vontade, ou seja, o comportamento do agente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defeitos do negócio jurídico
  • negocio juridico e seus defeitos
  • Defeitos e invalidades do negócio jurídico.
  • Invalidade e defeitos dos negócios jurídicos
  • Defeitos dos negócios jurídicos
  • Defeito dos negocios jurídicos
  • VÍCIOS OU DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO
  • defeitos negócio jurídico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!