DEFEITOS DE PROCESSOS DE TRANSFORMA O MEC NICA

687 palavras 3 páginas
DEFEITOS DE PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO MECÂNICA

EXTRUSÃO:
Neste processo a deformação não é uniforme por todo o “tarugo”, pode ocorrer a formação de uma cavidade na superfície em contato com o pistão.
Este é um dos defeitos que pode acontecer na extrusão, neste caso basta descartar a porção final do produto.
O arrancamento é o defeito que se forma na superfície do produto e causa perda de material, quando o produto passa muito rapidamente pela matriz, aí é só diminuir a velocidade ou a temperatura da extrusão
Se aparecerem bolhas nas superfícies, a solução é eliminar os gases dissolvidos no metal líquido durante a fundição do tarugo.
Alguns outros tipos de defeitos nesse processo de fabricação são: vazios internos na parte final do extrudado, trincas de extrusão, falta de coesão, escamas superficiais, riscos de extrusão, inclusões de partículas de materiais estranhos.

TREFILAÇÃO:
Diâmetro Escalonado: defeito causado por partículas duras retiradas na fieira e que se solta depois.
Fratura Irregular com Estrangulamento: causada por pouca lubrificação, por excesso de espira no anel tirante, por anel tirante rugoso ou com diâmetro incorreto ou pela redução excessiva.
Fratura com Risco Lateral ao Redor da Marca de Inclusão: causada por partícula dura inclusa no fio inicial.
Fratura com Trinca Aberta em Duas Partes: causadas por trincas na laminação.
Marcas em Forma de “V” ou Fraturas em Ângulos: causada por redução grande e parte cilíndrica pequena com inclinação do fio na saída, inclusão de partícula no contato fio/fieira e inclusão de partículas duras estranhas.
Ruptura Taça-cone: causada por redução pequena e ângulo de fieira muito grande com deformação muito acentuada na parte central.

LAMINAÇÃO:
Os produtos laminados apresentam defeitos que geralmente são causados durante a fabricação da própria placa:
Vazios: podem ter origem nos rechupes ou nos gases retidos durante a solidificação nas placas, além dos defeitos na superfície, a resistência do produto fica

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas