Defeitos da visão

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
-------------------------------------------------
Defeitos da visão.

Sempre que a visão é nítida o olho é considerado emetrope ou normal. Mas, existem anomalias da visão (ametropias) das
quais as principais são:

Miopia

Nela, a imagem é formada antes da retina devido ao fato de o olho ser anormalmente longo ou por excesso de curvatura
no cristalino, na córnea ou nos dois.. Os míopes enxergammal de longe. Corrige-se esse defeito com o uso de lentes
(óculos ou lentes de contato) divergentes que deslocam a imagem para trás, sobre a retina (vide figura). Atualmente,
existem tratamentos cirúrgicos.

Causas da miopia
Muitas tem sido a explicação dada pelos investigadores/especialistas de olhos, sobre as causas da miopia. Alguns investigadores argumentam que o estado refrativo égeneticamente determinado, outros são da opinião que a miopia surge por causas ambientais. Parece provável que a miopia seja o resultado de uma combinação errada dos diversos fatores.
No decurso do crescimento, os vários fatores que afetam o estado refrativo do olho, como as curvaturas da córnea e do cristalino, ocomprimento do olho e os índices de refração dos meios, combinam-se de forma a que o resultado final seja a emetropia (ou seja, sem graduação).
Um caso particular de miopia devida a uma alteração do índice de refração é aquela que surge em pessoas idosas, nomeadamente quando o índice de refração no núcleo do cristalino faz aumentar o seu poder refrativo causando a miopia.
Trata-se de um caso de catarataincipiente em que o cristalino se mantém transparente (por exemplo, o caso das pessoas idosas que aos 80 anos ainda conseguem realizar tarefas pormenorizadas como enfiar a linha numa agulha.)
Tratamento
Óculos
O único inconveniente dos óculos é a limitação imposta para o exercício de algumas atividades profissionais e esportivas, além da redução do campo visual e dos reflexos do indivíduo.
Lentesde Contato
Corrigem muito bem as miopias, satisfazem à estética, mas pode causar intolerâncias, exigindo maiores cuidados, além de uma certa habilidade na sua manipulação.
Cirurgia
Uma técnica recente, as chamadas "cirurgias refrativas" procuram modificar a curva da córnea, provocando um achatamento da parte central, determinando a formação da imagem na retina. As mais conhecidas, e que sepropõem a corrigir diferentes graus de miopia, são as ceratotomia radial (em desuso) e a cirurgia através do excimer laser.
PROGRESSÃO
A miopia raramente existe ao nascer, sendo mais normal que a criança nasça com algum grau de hipermetropia que diminui nos anos seguintes. Esta diminuição por vezes é acelerada na idade escolar, aparecendo a miopia nessa altura, que pode depois continuar a progrediraté aos 20-25 anos. Noutros casos, a miopia surge já depois dos 20 anos, mas geralmente não tem um caráter tão progressivo.
Existem várias maneiras propostas para impedir ou retardar a progressão da miopia e, embora os resultados dos estudos efetuados sobre este tema sejam contraditórios, podem-se estabelecer alguns princípios que ajudam pelo menos a retardar essa progressão:

Praticar atividades aoar livre e manter uma alimentação equilibrada.
Manter bons hábitos de higiene visual.
Quem usa óculos e é míope de até1, 5 dioptrias, deve retirá-los ao
estudar, pois desse modo continua a ver bem e com menor esforço.

Hipermetropia

A hipermetropia é um problema de visão, que surge em resultado da incapacidade da estrutura do olho conseguir focalizar as imagens sobre a retina. Esta deficiênciaé devida a uma alteração da forma do globo ocular, que se apresenta mais curto no sentido ântero-posterior do que o normal, originando que as imagens de objetos próximos se formem depois da retina, não existindo uma imagem nítida.
A correção da hipermetropia é realizada pela utilização de lentes convexas, as quais têm uma ação convergente sobre os raios luminosos incidentes no olho.

Quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defeitos da Visão
  • defeitos da visao
  • Defeitos da Visão
  • defeitos da visao
  • Defeitos da Visão
  • defeitos da visão'
  • Defeitos da visao
  • Defeitos da Visão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!