defefsg fgghf

308 palavras 2 páginas
Geração espontânea ou abiogênese e biogênese

Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição; que rãs,cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.
Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou da abiogênese (a = prefixo de negação,bio = vida, genesis = origem; origem da vida a partir da matéria bruta).
Pesquisadores passaram, então, a contestar a hipótese de geração espontânea (abiogênese), apresentando argumentos favoráveisà outra hipótese, a da biogênese, segundo a qual todos os seres vivos originam-se de outros seres vivos preexistentes.
Em 1660, Francesco Redi (1626 -1697) investigou a suposta origem de vermes emcorpos em decomposição. Ele observou que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus ovos. Desses ovos surgem as larvas, que se transformam em moscas adultas. Como as larvas sãovermiformes, os “vermes” que ocorrem nos cadáveres em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas. Redi concluiu, então, que essas larvas não surgem espontaneamente a partir da decomposição decadáveres, mas são resultantes da eclosão dos ovos postos por moscas atraídas pelo corpo em decomposição. (Ver experimento no livro).
Apesar da importância dos experimentos do cientista italianoFrancesco Redi e de outros cientistas, em torno de1860 a teoria da geração espontânea deixou e ser aceita. Isso por que cientistas do mundo todo faziam experiências e criavam hipóteses para a origem davida na Terra. Uma das teorias que ganhou maior destaque e é aceita por muitos estudiosos ainda hoje é a Teoria da Biogênese (bio = vida; gênese = origem) – Os seres vivos se originam de outros seresvivos.
As experiências de Louis Pasteur, um estudioso francês, serviram de base para uma série de hipóteses sobre a origem da vida no nosso planeta. O experimento mais famoso de Pasteur foi o do...

Relacionados