defeffr

333 palavras 2 páginas
O que é estatística.

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e analise de dados que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado , a coleta qualificada dos dados , a inferência , o processamento , a analise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatística de obtenção e analise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos , eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento .

Segundo alguns Autores :

Os métodos estatísticos foram desenvolvidos ao longo do século xx como uma mistura de ciência , tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em varias áreas do conhecimento humano ( Stigler , 1986 )

O relacionamento da estatística com as demais ciências é cada vez mais intenso e importante . Os métodos estatísticos são largamente empregados em diversas áreas como, por exemplo , genética , economia , ciências sociais , engenharias , ciência da educação , administração , a estatística teve um enorme crescimento e alcançou níveis nunca antes imaginados . Atualmente , com o auxilio sempre crescente da informática , as aplicações da estatística se entendem a , praticamente , todas as áreas e subáreas do conhecimento. ( Cordeiro , 2006 )

Segundo Rao ( 1999 ) , a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo o processamento de dados para quantificaçao da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema a tomada de deciçoes sob condições de incerteza sob o menor risco possível . Finalmente a estatística tem sido utilizada na pesquisa cientifica para a otimização de recursos econômicos para o aumento da qualidade e produtividade na otimização em analise de decisões em questões judiciais previsões e em muitas outras

Relacionados