Dedsniga

1108 palavras 5 páginas
Escola Secundária da Moita

Estudo do Movimento

Trabalho Realizado por:
Alexandre Matos nº2
Diogo Filipe nº4
Rui Antunes nº11

Introdução:
Neste trabalho iremos discutir, temas como a:

Constituição da Cintura Escapular

Os Principais acidentes ósseos

Articulações envolvidas e suas classificações

Movimento do Braço e da Omoplata/Escápula

Factores Limitantes da Abdução.

Constituição da Cintura Escapular

Cintura escapular ou simplesmente Escápula, na Anatomia, é a porção mais elevada do membro superior, composta pela Escápula (também chamada de omoplata) e pela clavícula, conectados entre si por meio de ligamentos.
A escápula, osso par, chato, fino e formato triangular, forma a parte dorsal da Cintura escapular, é um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco.
Situado na região costal do ombro, na altura entre as segunda e sétima costelas, articula-se com dois outros ossos: o úmero e a clavícula (apenas nos humanos e nas aves, pois os outros animais não possuem clavícula) - articulando-se ao tronco através desta última. Apesar disto, tem grande importância para movimentação dos braços, em razão da musculatura que a ela se prende.
Sua importância funcional reporta-se a movimentos como, por exemplo, erguer o os braços lateralmente ou para a frente - quando então são movimentados os úmeros, as escápulas e até mesmo as clavículas.
No que se refere à vascularização, os músculos escapulares são, em geral, irrigados pela artéria subescapular, derivada da artéria subclávia.
Os movimentos da escápula requerem deslizamento da mesma sobre o tórax. Normalmente existe flexibilidade considerável de tecido mole, o que permite que a escápula participe de todos os movimentos do membro superior.
Os movimentos da escápula são de elevação, depressão, protracção (abdução) e retracção (adução).

Principais acidentes ósseos
Escápula
A escápula apresenta também

Relacionados