DECORRÊNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO

2230 palavras 9 páginas
Introdução à Teoria Geral da Administração
Idalberto Chiavenato

CAPÍTULO 9 – DECORRÊNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO

1) Defina especialização vertical e horizontal nas organizações.
A especialização vertical ocorre quando a empresa verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na empresa. Ela se caracteriza pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis da empresa.

2) Defina departamentalização.
É uma forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiência, o controle, e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.
Há seis tipos de departamentalização: departamentalização por Função, por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fase do processo, por projetos.

3) Quais os tipos de departamentalização?
Há seis tipos de departamentalização: departamentalização por Função, por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fase do processo, por projetos.

4) Departamentalização por funções: características, vantagens, desvantagens e aplicações.
Departamentalização por funções consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); venda (procura de cliente que aceitam o preço do produto ou do serviço); financiamento ( levantamento, obtenção, desempenho de recursos financeiros de uma empresa ). De acordo com a departamentalização por funções nada mais é lógico que agrupar tais funções em departamentos de produção, de vendas e de finanças.
Vantagens: Agrupa especialista

Relacionados