DECORRRÊNCIA DA TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS

829 palavras 4 páginas
Organização Informal
O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal. A organização informal caracteriza-se nos usos e costumes nas tradições, idéias e normas sociais que cada componente da organização traz consigo. Traduz-se por meio de atitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento.
Características da Organização Informal
A organização informal apresenta as seguintes características:
1. Relação de coesão ou de antagonismo. As pessoas em associação com as outras, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam relações pessoais de simpatia (de identificação) ou de antagonismo (de antipatia).

2. Status. Os indivíduos interagem em grupos informais, dentro dos quais cada um, independentemente da sua posição na organização formal, adquire certa posição social ou status em função do seu papel e participação e integração na vida do grupo.

3. Colaboração espontânea. A organização informal é um reflexo da colaboração espontânea que pode e deve ser aplicado a favor da empresa.

4. A possibilidade da oposição à organização informal. Quando não bem entendida ou manipulada inadequadamente, a organização informal pode se desenvolver em oposição à organização formal e em desarmonia com os objetivos da empresa.

5. Padrões de relações e atitude. Os grupos informais desenvolvem, espontaneamente, padrões de relações e atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas, pois traduzem os interesses e aspirações do grupo.

6. Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais. As pessoas participam de vários grupos informais em face das relações funcionais que mantêm com outras pessoas em outros níveis e setores da empresa. Os grupos informais tendem a se alterar com as modificações na organização formal.

7. A organização informal transcende a organização formal. A organização informal é constituída por interações relações espontâneas, cuja duração e natureza transcendem as

Relacionados