Decomposições de materiais recicláveis (informal)

Páginas: 3 (710 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2012
Decomposições de materiais recicláveis

Por que o plástico demora tanto tempo para desaparecer na natureza? A resposta é bem simples: A natureza ainda não sabe como se livrar dele.Na verdade, o que acontece é que as bactérias e fungos que decompõem os materiais não possuem as enzimas necessárias para degradar a substância plástica.
O plástico é um material “novo” na natureza.Isso mesmo, o primeiro plástico surgiu só em 1862, criado pelo britânico Alexander Parkes. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Comoas ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.
O resultado dessa estabilidade é que alguns tipos de plástico,como o PET, usado em garrafas de refrigerantes, levam mais de 200 anos para desaparecer. Pesquisadores acreditam que com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões deanos. Até lá o descarte de plásticos é uma grande dor de cabeça para os ecologistas.
O material plástico produz gases tóxicos quando é queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturardiferentes tipos de plástico. Assim, a única saída é desenvolver modelos biodegradáveis como o PHB, que, em aterros sanitários, vira pó em apenas seis meses. Mas esses ainda custam caro – até cincovezes mais que os convencionais – e, por isso, respondem por apenas 1% do total de plásticos vendidos no mundo.
O lixo reciclável ou material reciclável é todo material que após ser utilizado pode serreutilizado para fabricação de novos produtos. São exemplos de lixo reciclável os resíduos constituídos de vidro, plástico, papel, papelão, ferro, aço e alumínio.
A reciclagem é uma alternativa paraamenizar a quantidade de resíduo a ser tratada numa cidade ou ocorreu em 1987 em Niterói no Estado do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a coleta seletiva foi introduzida em 1989 na própria capital.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • material reciclavel
  • material reciclaveis
  • Materiais reciclaveis
  • Materiais Reciclaveis
  • filtro de linha com materiais recicláveis
  • Catadores de material reciclavel
  • Coleta de materiais reciclaveis
  • Quimica Fundamental Materiais Reciclaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!