Decomposição das folhas

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
Índice



1- Introdução 2
2- Conceitos gerais sobre decomposição 3
3- Barreiras na decomposição 7
4- Factores que condicionam a alimentação dos detritívoros 8
5. Conclusões 10
6. Bibliografia 11

1- Introdução




A importância da decomposição do material vegetal é um assunto bastante pertinente na realidade Portuguesa. Como cerca de 33% do nosso País se encontra ocupado porfloresta, consegue-se facilmente constatar que a quantidade de material vegetal (nomeadamente folhas) que entra nos ecossistemas terrestres e aquáticos, em determinadas alturas do ano é muito grande. Este factor de extrema importância está na percentagem de floresta na posse de privados: dos 33% de floresta em Portugal, cerca de 90% são propriedade de privados. Daí que seja muito importante que aspessoas detentores de área florestal assim como os membros dos organismos públicos que tutelam a floresta, tenham conhecimentos dos principais processos da decomposição do material vegetal. Não se pretende que as pessoas incentivem a decomposição das folhas, mas sim que não causem entraves ao natural acontecimento de todo o ciclo da decomposição (www.dgf.min-agricultura.pt).
2- Conceitos geraissobre decomposição


A decomposição é um processo chave nos ecossistemas uma vez que permite a reciclagem de nutrientes (Setälä and Huhta, 1991; Attiwil and Adams, 1993; Molles, 2002). Pode-se definir decomposição como a degradação gradual da matéria orgânica morta, com a transformação de moléculas complexas, ricas em energia, em moléculas mais simples: CO2, H2O e nutrientes inorgânico (Townsend,2000).
Numerosos estudos têm mostrado que as taxas de decomposição são influenciadas positivamente pela temperatura (Smith, 1990; Rowe et al, 1996) e humidade (Gallardo & Merino, 1993; Santo et al., 1993). Os factores temperatura e humidade podem ser combinados num só: evapotranspiração (AET). As taxas de decomposição aumentam com o aumento dos valores de AET (Meentemeyer, 1978). O coroláriodestas observações é que as taxas de decomposição são mais elevadas nos ecossistemas tropicais - devido à maior evapotranspiração, que nos ecossistemas temperados.
As características do solo influenciam igualmente a decomposição por disponibilidade de iões, humidade, temperatura e arejamento deste (Meentemeyer & Berg, 1986). A composição química da folhada é também importante na decomposição: folhascom teores elevados de N decompõem-se a taxas rápidas (Molles, 2002). No entanto, teores elevados em lenhina retardam a decomposição (Mellilo et al, 1982; Gallardo & Merino, 1993), pois a lenhina parece inibir a colonização de fungos que actuam nas folhas. Por tal motivo, valores elevados da relação C/N traduzem-se numa decomposição mais lenta (Falcã, 1992; Dix & Webster, 1995).

Nosecossistemas aquáticos, a concentração dos nutrientes na água tem igualmente um papel importantíssimo nas taxas de decomposição (Suberkropp & Chauvet, 1995). Entre os nutrientes, o azoto e principalmente o fósforo são particularmente importantes.

O primeiro passo na decomposição é a lixiviação dos componentes solúveis, principalmente açucares e aminoácidos. Esta etapa é geralmente rápida e origina umaredução de 4 até 42 % do peso das folhas (Quinn et al, 2000). No entanto, a lixiviação não se limita às primeiras horas/ dias de decomposição, podendo-se prolongar por algumas semanas (Bärlocher et al., 1995). A lixiviação nas folhas de espécies caducas é geralmente mais elevada que nas coníferas, provavelmente devido a cutículas espessas e ceras superficiais das agulhas que dificultam a saída doscompostos solúveis (Graça & Pereira, 1995). A lixiviação parece ser igualmente mais elevada em folhas secas, devido provavelmente à menor resistência estrutural da epiderme como resultado da secagem (Chergui & Patee, 1992). Finalmente, folhas arrancadas ainda verdes (pelo vento, por exemplo) tem um maior conteúdo de compostos solúveis do que as folhas senescentes, proporcionalmente mais ricas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A decomposição de amostras de folhas e flores influenciadas pelo tipo de envoltório e pela...
  • decomposição
  • Decomposição
  • Decomposição
  • decomposição
  • Decomposição
  • Decomposição
  • Folhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!