Declara O De Madrid Quelen222

538 palavras 3 páginas
Declaração de Madrid
2002; Congresso Europeu de Pessoas com Deficiência.
PRÊAMBULO
1. A deficiência é uma questão de direitos humanos.
As pessoas com deficiências devem Ter os mesmo direitos que os outros cidadãos. Para que isso aconteça, a sociedade deve assegurar que as pessoas com deficiência possam desfrutar dos direitos humanos, sendo eles civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
2. As pessoas com deficiências querem igualdade de oportunidade e não a paridade.
As concepções que julgam na compaixão e na dita capacidade de defesa das pessoas com deficiência exigem igualdade de oportunidades e de acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, a saber, educação inclusiva, novas tecnologias, saúde e serviços sociais, atividades de lazer, produtos, bens e serviços de defesa dos consumidores.

3. As barreiras sociais geram a descriminação e a exclusão social.
Os dados estatísticos mostram que as pessoas com deficiências atingem níveis muito baixos de educação e emprego e são excluídas socialmente por conta disto e por isso um grande número de pessoas com deficiências vivem em pobreza extrema comparando com os cidadãos não deficientes.
4. As pessoas com deficiências: Os cidadãos invisíveis.

Pessoas com deficiências sofrem descriminações baseadas nos preconceitos contra elas e isso se torna frequentemente, pois essas pessoas são muitas vezes ignoradas e esquecidas na sociedade.

5. As pessoas com deficiências constituem um grupo heterogêneo.

Como em toda sociedade, as pessoas com deficiências formam um grupo diferente de indivíduos e só as políticas que representam esta diversidade funcionarão. Sendo as pessoas que precisam depender de alguém preparado para ajudar ou da sua família, pois tem necessidades mais complexas e acabam sendo as mais ignoradas como os surdos, por exemplo, para eles é fundamental o reconhecimento da língua gestual.
6. Não descriminação + ação positiva = Inclusão social.

Para alcançar a igualdade paras as pessoas com

Relacionados