declaraçao dos direitos humanos

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP



Elizenir A. Espindula.RA: 6951444996

Jandevan X. de Sales.RA: 7118494458

Juliana M. S. Amorim.RA: 6944439829

Khristian T. de Freitas.RA:6788387652













ATPS – SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO













Anápolis/GO


13/06/2013





UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERPATPS – SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO





Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social I° semestre, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina Serviço Social Contemporâneo, com a Ma. Arley Lobo.









Anápolis/GO



1. Mudanças que ocorreram na profissão do Assistente Social e a ligação da profissão com as questõessociais.



Foram inúmeras; reconstituição dos processos de institucionalização da profissão, ampliação de mercado de trabalho e a expansão da unidade de ensino de serviço social; devido ao aumento das desigualdades das classes sociais geradas pelo sistema capitalista, o crescimento urbano e industrial que vem a cada momento criando novas tecnologias e o agravamento das crises econômicas, ondeproduzem mais e substituem a mão- de-obra do ser humano, ocasionando no aumento da pobreza e da miséria. Onde entra o Estado, que passa assumir o financiamento social, por conta do agravamento da “questão social”, disponibilizando profissionais da área de Serviço Social, onde trabalham, criam e executam políticas voltadas para suprir necessidades desses indivíduos citados.2. DADOS DO CAMPO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E AS QUESTÕES SOCIAIS.


O campo profissional do Assistente Social é bastante vasto, e com o passar dos tempos essas atividades só tendem a crescer e hoje a preocupação dos governantes das Igrejas está voltada para uma igualdade de grupos sociais fazendo com que a integração do Assistente Social nesse projeto deconsolidação, implantação das atividades profissionais se faz necessário nos dias atuais.

É importante que o Assistente Social atual se preocupe em realizar atividades que realmente irão contribuir para uma prática educativa e social, onde todas as camadas da sociedade comecem a contribuir para esses movimentos político-sociais tenha como finalidade caracterizar atividade do Assistente Social.2.1 O CAMPO ANTIGO E ATUAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UM PARECER SOBRE AS MUDANÇAS.


No século XIX, a burguesia teve uma estratégia de controle social, incentivou algumas pessoas a fazerem caridades de forma assistencial (auxílio material e trabalho educativo através de conselhos), pelas paróquias (católicas e protestantes).Surge então as “damas decaridade” , senhoras da sociedade burguesa, que ofereciam ajuda imediata aos pobres,ajudavam na saúde das crianças e dos idosos e arrumava emprego para os desocupados.Antigamente o Serviço social era visto como “serviço de caridade” e benefício filantrópico.

Com o passar dos anos e o aumento da desigualdade social criada pelo capitalismo, não possuía nenhuma teoria fundamentada a uma técnica.Observou-se a necessidade de tornar técnica esta assistência em Serviço Social. Oferecendo bases de conhecimento metodológico e teórico, chegando à criação deste recurso profissionalizante nas universidades.
A demanda por profissionais formados em serviço social é crescente no país.   A área de atuação que mais emprega assistentes sociais é a de saúde. A profissão vem crescendo muito, e há umademanda muito grande por profissionais. Hoje o quadro de desemprego dos assistentes sociais é reduzido. Os profissionais só ficam desempregados se quiserem mesmo. Emprego sempre tem, o problema é que os salários são muito baixos, pois existe uma desigualdade de salários muito grande pelo Brasil. A quantidade de áreas que necessitam de assistente social é enorme.










3. O CONTEÚDO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Declaração universal dos direitos humanos
  • declaração Universal dos direitos humanos
  • Declaração dos direitos humanos
  • Declaração universal dos Direitos humanos
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • sociologia declaraçao dos direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!