Declaração dos direitos do homem e do Cidadão

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Analise das declarações de 1793 e 1948.
Analisando as semelhanças entre os textos citados, a respeito das declarações dos direitos do homem e docidadão de 1793 e 1948, ambas tinham carácter menos individualista e mais social em nome do ideal de fraternidade, na declaração de 1789, fica evidente um homem social que vive num contexto atual e para oqual a cidadania é mera formalidade frente à existência real. Reconhecer os direitos de grupos sociais representados por minorias de marginalizados, etnias diferentes, velhos, mulheres entre outros,também foi um passo considerável no processo de afastá-la do individual e aproxima-la do social se tornando a base para o principio de igualdade. Artigo primeiro da Declaração Universal dos DireitosHumanos de 1948: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade aponta ageneralidade atribuição dos direitos e pela abstração de quaisquer diferenças entre pessoas ou grupos visando a proteção de todos os seres humanos.
Considerando que os períodos sejam diferentes, há entre aligação histórica, cujo o contexto foi marcado por disputa de poderes, religião, interesses políticos e econômicas e a grande devastação e crueldade da vida humana muitas pessoas foram brutalmenteassassinadas pois durante os dois períodos os direitos e garantias civis foram completamente ignorados e suspenso pelos que estavam no governo.
Antes da declaração de 1793 a sociedade da época eracontrolada pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários, cerca de 17.000 pessoas foram guilhotinadas. Após a instituição da Convenção, o governo, precisandodo apoio das massas populares criou diversas leis de assistência e garantia dos direitos humanos estabelecidos pela revolução com o tema liberdade, igualdade, fraternidade com o proposito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • DECLARACAO DE DIREITO DO HOMEM E DO CIDADÃO
  • DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
  • Declaração do direito do homem e do cidadão
  • Declaração dos direitos do homem e do cidadão
  • Declaração dos direitos do homem e do cidadão
  • Declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1789
  • Declaração universal dos direitos do homem e do cidadão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!