Declaração de saúde Alma- Ata, Adelaide e Sundsvall.

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 26 de março de 2014



Declaração de saúde
Alma- Ata, Adelaide e Sundsvall.


Alunos sala













Brasília, 13 novembro 2013.


Declaração de Adelaide


O objetivo da Declaração de Adelaide sobre a Saúde em todas as Políticas é engajar líderes e formuladores de políticas de todos os níveis de governo: o local, o regional, o nacional e o internacional. Ela enfatiza queé mais fácil alcançar os objetivos do governo quando todos os setores incorporam a saúde e o bem-estar como componentes centrais no desenvolvimento de políticas. Isso se dá porque as bases da saúde e do bem-estar se encontram fora do setor saúde, sendo formadas social e economicamente.
Apesar de muitos setores já contribuírem para a melhoria das condições de saúde, ainda há uma lacunasignificativa. A Declaração de Adelaide expressa à necessidade de que seja estabelecido um novo contrato social entre todos os setores para ampliar o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e a equidade, assim como melhorar as condições de saúde. Isso demanda novas formas de governança que inclua uma liderança compartilhada nos governos, através dos setores e entre os seus diversos níveis. Populaçõessaudáveis são componentes chaves para que os objetivos de qualquer sociedade sejam alcançados. A redução das desigualdades social traz melhorias à saúde de todos. Uma boa saúde melhora a qualidade de vida, amplia a produtividade da força de trabalho, aumenta a capacidade de aprendizado, fortalece famílias e comunidades, incentivam habitantes e ambientes sustentáveis ampliam os níveis desegurança, assim como contribui para a inclusão social e a redução da pobreza. Apesar disso, o preço cada vez mais alto de tratamentos e da atenção médica está colocando uma carga insustentável sobre a população.
Essa interface entre a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento econômico tem sido inserida na agenda política de todos os países. Cada vez mais, comunidades, empregadores e indústriasesperam e demandam ações governamentais de combate aos determinantes da saúde.




Declaração de Sundsvall


A Conferência de Sundsvall identifica muitos exemplos e abordagens para se criar ambientes favoráveis e promotores de saúde, que podem ser usados por políticos e governos, ativistas comunitários e outros setores da saúde e do meio ambiente.
AConferência reconhece que todos têm um papel na criação de ambientes favoráveis e promotores de saúde.
A Carta de Sundsvall , elaborada na III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em 1991, na Suécia, cujo tema foi a promoção de ambientes favoráveis à saúde, também propõe uma conceituação. Para Buss (2003), a referida Carta foi a primeira a colocar em destaque arelação de interdependência entre a saúde e o ambiente em todos os seus aspectos. Isto porque teria sido previamente influenciada pela Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – a Rio-92, realizada no ano seguinte ao de sua elaboração, momento marcado por grande efervescência das preocupações de indivíduos, movimentos sociais e governos sobre os risco de colapso do planetadecorrente das agressões ao ambiente.
A Carta traz o tema ambiente para ser discutido no âmbito da saúde, apresentando-o não apenas na sua dimensão física ou natural, mas também inserindo nessa discussão as dimensões sociais, econômica, política e cultural.
Diz a Carta que o termo ambiente favoráveis está se referindo a diversos aspectos dos espaços onde as pessoas vivem.Esses aspectos seriam o físico e o social, ligados a espaços tais como a comunidade, suas casas, seu trabalho e o lazer. O termo igualmente englobaria as estruturas que determinam o acesso aos recursos para viver e as oportunidades para ter maior poder de decisão.

Além disso, a Carta afirma que as ações possíveis para a criação desses ambientes têm diferentes dimensões – física, social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Declaração de Alma-Ata
  • Análise crítica das orientações da Declaração de Alma
  • Declaração de sundsvall
  • Declaração de Adelaide
  • Declaração de Sundsvall
  • Alma Ata
  • alma ata
  • Alma-Ata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!