Decisaologicaa207727

754 palavras 4 páginas
Decisão Lógica


Tomada de Decisão o Normalmente as instruções em um programa são executadas uma após a outra, na ordem em que aparecem no programa.
Isso é chamado de execução seqüencial ou execução em linha. o Muitas vezes em processamento de dados, devemos executar um determinado bloco de instruções em função de uma condicional, isto é, se determinada condição for satisfeita, o bloco será executado, caso contrário, não será. A decisão lógica possui apenas duas respostas possíveis, o verdadeiro
(true) ou o falso (false), e nosso problema consiste em analisar quais instruções serão processadas em cada caso. o Parece simples, mas realmente no início qualquer um de nós poderá sentir as dificuldades comuns de qualquer aprendizado.
Veja o gráfico abaixo para ilustrar melhor a decisão lógica.

F

Condição

V

BlocoA

Bergamaschi

Página 1

o Neste caso, o “blocoA” será processado somente se a condição for verdadeira, caso contrário, o programa prossegue sua execução linear, ignorando o blocoA.


Estrutura de decisão if o Uma estrutura de decisão escolhe uma das duas opções possíveis de ações alternativas. Por exemplo, admita que para passar de

ano

na

disciplina

do

professores

Marcelo

Bergamaschi e Claudio Nunes, você necessitasse de média 7,0.
Vamos gerar um pequeno fluxograma com esta condição e exibir a mensagem “Aluno Aprovado”, esperamos inclusive, que seja o seu caso.

Início

P1

P2

Media ß (P1+P2) / 2

Media

F

Media >= 7.0

V

Aluno
Aprovado

Fim

Bergamaschi

Página 2

o Se a condição for verdadeira, então a mensagem é exibida e a próxima instrução é executada na ordem. Se a condição for falsa, a instrução de exibição é ignorada, e a próxima instrução é executada. Vejamos este fluxo com a programação C#.

static void Main(string[] args)
{
float p1, p2, media;
Console.Clear();
Console.Write("Valor da P1 : "); p1 = float.Parse(Console.ReadLine());
Console.Write("Valor da P2 : "); p2 = float.Parse(Console.ReadLine()); media = (p1 + p2) / 2;

Relacionados