Decis o ministro Keen Direito Socioantropologico

469 palavras 2 páginas
Keen, que é o sobrenome do juiz mais apegado ao legalismo estrito, significa pujança, firmeza.

Interessante nesse embate é notar como os radicalismos podem coexistir no direito e até saírem vitoriosos, o que são os casos dos magistrados Foster e Keen, o primeiro essencialmente jusnaturalista e o segundo ferrenhamente positivista.

Enquanto Foster prega que teria havido verdadeiro estado de natureza, a denominada luta de todos contra todos, de Hobbes, o que tornaria inválida a aplicação de determinada lei geminada em um meio social, o magistrado Keen simplesmente se atém aos termos da norma, dizendo que se é escrito que quem matou intencionalmente deve ser condenado, não importam as condições em que se deu tal ato, mesmo sendo, como no caso, a morte de um a necessária continuação da vida de quatro. Não importando que, se hipoteticamente considerássemos os três sujeitos como o representante de toda a humanidade, toda a humanidade seria extinta, ao revés de só uma parte dele dever se dar ao sacrifício.

O ministro Keen antes de tudo deixa bem claro que se comoveu ao que os acusados passaram e que os perdoaria, mas em um segundo momento esclarece que não importa a gravidade dos atos, isto seria irrelevante perante o seu voto como juiz, pois não se deixaria levar pelos seus próprios princípios de moralidade, pelo contrário, seu julgamento estaria totalmente regulamentado de acordo com as leis do país.
Keen rejeita totalmente o argumento usado por Foster (sua defesa fundamenta-se no direito natural), pois Whetmore não representava ameaça à vida dos outros quatro sobreviventes, então vem a ideia de que o crime teria sido premeditado, portanto: “Aquele que premeditadamente retirar à vida de outrem deverá ser punido com a morte”.
Ele reforça a tese de que o juiz Foster esteja agindo pela sua não “apreciação da lei escrita”, argumentando que isto acaba prejudicando o caso devido a opiniões personalistas dos outros juízes, ou seja, a predominância de valores individuais

Relacionados