DECIS O COMPORTAMENTAL

2616 palavras 11 páginas
DECISÃO COMPORTAMENTAL

MACAÉ
2015

RESUMO

A Teoria Comportamental da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa.
Na atualidade, a complexidade dos negócios exige respostas rápidas dos indivíduos e/ou grupos de indivíduos que são responsáveis por algum tipo de organização. Essa atividade crucial para o sucesso das organizações despertou o interesse de pesquisadores teóricos e empíricos, bem como de administradores, e levou-os a desenvolverem estudos nessa área.
Sua importância é bastante clara e pode ser percebida notoriamente, ao analisar-se a organização. De fato, é impossível pensar na organização sem considerar a ocorrência constante do processo decisório, pois ela serve para que se tome a melhor decisão em suas ações.
Algumas escolhas têm consequências imediatas em nossas; outras mudam o rumo de nossas vidas.

1. INTRODUÇÃO

O processo decisorial é complexo e depende tanto das características pessoais do tomador de decisões quanto da situação em que está envolvido e da maneira como percebe essa situação. Todas as atividades que envolvem o planejamento precisam passar por um processo cuidadoso. Nos ambientes organizacionais existem várias atividades em que o gestor deve tomar as decisões corretas, ao longo do processo. O indivíduo responsável por tomar decisões pode ser um governador, o presidente da organização, um diretor técnico de uma escola, ou grupos, como entidades, conselhos de ministros, comitês, júri, etc. Estes são conhecidos como os atores do processo decisório que irão avaliar e se basear nos valores do sistema que está inserido. Para se tomar uma decisão não basta saber o que se quer, mas é necessário existir alguns fatores para alcançar o objetivo estabelecido, fatores tais, como: análise do objetivo e avaliação dos procedimentos possíveis para alcançar o mesmo. Inclusive a falta de planejamento faz a pessoa tomar decisões erradas,

Relacionados

Outros Trabalhos Populares