Decimalia - Ensino da Filosofia no Brasil

11862 palavras 48 páginas
C . D . U . 1.07 (81)

O ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL
I — NO P E R Í O D O COLONIAL
1. O ensino da filosofia no Brasil é quase contemporâneo da sua descoberta. Eis uma afirmativa que poderá causar surpresa àqueles que, de costas para a história dessa disciplina entre nós, só se preocupam com o que se passou ou se passa em outros centros de cultura. Mas o fato é que, com a vinda de Tomé de Sousa em 1549, aqui chegaram os seis primeiros jesuítas. Era recente a criação da Ordem, tendo sido entregue à
Companhia de Jesus todo o trabalho de catequese e de ilustração da nova colónia. Logo no ano seguinte doava o Governador Geral um terreno a Manuel da Nóbrega, em Água de Meninos, para a construção do primeiro colégio.
E aí se funda em 1556 este centro inicial de aprendizado e educação. Claro que a principal preocupação era a da catequese e a de ensinar a ler e escrever. Ao lado da escola primária já apareciam, contudo, os estudos de nível secundário ou normal. A primeira legislação escolar da Companhia, as Constituições de 1559, aplicadas à instalação dos cursos em terras brasileiras, exigia cinco anos para as letras e sete para os estudos universitários de filosofia e teologia. Era privativo da Universidade de Coimbra o estudo de direito civil, o canónico no foro contencioso e a medicina. Por outro lado, formavam-se nos colégios da Companhia não somente mestres, como igualmente licenciados.
Segundo o padre Serafim Leite, o primeiro curso de filosofia que se leu no Brasil ocorreu no ano de 1572: «No fim dele, o Colégio da Bahia deu o grau de Mestre em Artes aos estudantes de fora; aos de casa também, aos que o mereciam ou se destinavam a Mestres» (1) . E, em outro escrito, informa ainda o conspícuo sabedor das nossas coisas dos tempos coloniais:
«Concluamos com a nota final de que se chegaram a dar graus em Arte
(filosofia), no Colégio da Bahia, no século X V I . A primeira colação de

(1) SERAFIM LEITE, S. J., O Curso de Filosofia e

Relacionados

  • Bressan Ic Me Assis
    56759 palavras | 228 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas