Deborah Strougo

642 palavras 3 páginas
Parmênides de Eleia

- filosofia conhecida por Eleata
- dizia que o SER É e o NÃO-SER NÃO É ("ser" [positiva] e não-ser [negativa])
- o SER é imóvel, indivisível, pleno e completo
- o movimento é uma ilusão, não há mudanças
- escrevia poemas
- tenta ordenar a realidade; para isso, faz uso de duas classes; aquelas que são, e aquelas que não são
- ao observar a luz e a escuridão, por exemplo, observou que a escuridão nada mais era que a ausência de luz; como uma qualidade negativa; a partir daí partiu para outros pares de opostos, leve e pesado, sutil e denso, passivo e ativo, terra e fogo, frio e quente, etc
- você não pode ser igual e diferente ao mesmo tempo. Isso parecia ser tão óbvio e tão evidente que parecia ilógico que não fosse verdade. (o "n" é igual a "n" e somente a "n")
- pensamos que a razão que deve se adequar à realidade, e não o contrário; assim, se a "lógica pura e bruta" diz que tudo é uma ilusão, então a falha deve estar na lógica, e não no mundo
-diz que o ser é unidade e imobilidade e que a mutação não passa de aparência/ilusão. Para Parmênides, o ser é ainda completo, eterno e perfeito.
- O Ser-Absoluto não pode vir-a-ser. E não podem existir vários “Seres-Absolutos”, pois para separá-los precisaria haver algo que não fosse um Ser. Consequentemente, existe apenas a Unidade eterna.

A doutrina de Parmênides simplificada:
Unidade e a imobilidade do Ser;
O mundo sensível é uma ilusão;
O Ser é Uno, Eterno, Não-Gerado e Imutável.
Não se confia no que vê.

Fragmentos e explicações:
- “Vamos e dir-te-ei – e tu escutas e levas as minhas palavras. Os únicos caminhos da investigação em que se pode pensar: um, o caminho que é e não pode não ser, é a via da Persuasão, pois acompanha a Verdade; outro, que não é e é forçoso que não seja, esse digo-te, é um caminho totalmente impensável. Pois não poderás conhecer o que não é, nem declará-lo.”
- Parmênides vai então afirmar toda a unidade e imobilidade do Ser. Fixando sua

Relacionados