debnkajshasdkveaoid

1893 palavras 8 páginas
Gerenciamento Resíduos Hospitalares e reciclagem

Resumo:
Os Resíduos Sólidos Hospitalares, constituíram-se de um problema sério, considerados nocivos à saúde humana e agressivos ao meio ambiente, devido principalmente a falta de informações a seu respeito. A busca de uma nova atitude proativa aos destinos de resíduos sólidos hospitalares, que atenda de forma adequada à gestão em resíduos sólidos, capaz de promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica, tem sido um grande desafio para gestores que atuam na área, em que é indispensável um gerenciamento para dar destinos certos a esses resíduos. A mudança de atitudes resultará em grande beneficio à sociedade, ao meio ambiente e até mesmo para a própria entidade com o objetivo de minimizar a produção dos diferentes tipos de resíduos e proporcionar ao mesmo um encaminhamento seguro, evidenciando ações eficazes de biossegurança e a reciclagem.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Resíduos Hospitalares, Coleta Seletiva, Reciclagem de Lixo e Sustentabilidade.

Introdução:
As discussões sobre os problemas ambientais que afetam o planeta e colocam em risco a vida na Terra têm sido cada vez mais frequentes. Essas abordagens acontecem tanto em nível informal como científico e envolvem desde pequenos grupos sociais até mesmo Nações. O homem produz lixo desde sua origem na Terra. Este, portanto não é um problema recente. O que é atual é a "tomada de consciência" à respeito das consequências desse fato. Nesse contexto, se incluem os resíduos sólidos, em que a NBR n.º 12807 da ABNT(2) , define resíduo como "todo material desprovido de utilidade para o estabelecimento gerador".
Entre eles, os resíduos hospitalares, em que a atividade hospitalar é por si só uma fantástica geradora de resíduos, inerente a diversidade de atividades que se desenvolvem dentro destas empresas que apesar de representarem apenas 1% desse total de resíduos, seus componentes podem colocar a saúde em risco, além de prejudicar o meio

Relacionados