Debates Sobre A Xenofobia Na Franca Lapri

886 palavras 4 páginas
Debates sobre a xenofobia na França:

O atentado na redação do jornal francês Charlie Hebdo, em Paris, na quarta-feira 7 suscitou discussões profundas sobre a realidade social e política de alguns países da Europa, com maior intensidade para a presença de imigrantes nos países mais ricos do continente. Na madrugada de quinta-feira 8, foram registrados ataques a locais de aglomeração islâmica ou árabe da capital francesa e, em alguns países, como a Alemanha, manifestações contra estrangeiros foram organizadas logo após a morte das 12 pessoas no atentado.
“A violência em relação aos muçulmanos, em particular contra mulheres, e homossexuais também está a crescer”, afirma Nils Muižnieks, o comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa
A Europa, assim, mergulha em uma, podemos dizer: crise existencial. Em cada país do continente há um tipo de debate sobre o assunto: na Inglaterra com os islâmicos das ex-colônias, na França a mesma coisa, na Alemanha com a imigração turca e outras correntes de menor intensidade em outros países do bloco. Pesemos a isso a crescente de partidos de extrema-direita, com grupos neonazistas germânicos e publicamente xenófobos na França e na Itália.
As vítimas do islamismo radical vão além daqueles diretamente afetados pelos ataques terroristas. A população muçulmana residente na Europa observa como a sombra da suspeita paira sobre todo o coletivo a cada ato extremista. Especialistas alertam para um “crescimento da islamofobia no continente”, com ataques a mesquitas e discriminação no emprego das mulheres muçulmanas como as principais manifestações.

Com a popularidade em queda devido a uma controvertida proposta de reforma da Previdência, a um escândalo de financiamento de campanha e à dificuldade de reerguer o país da crise econômica, o presidente Nicolas Sarkozy lançou mão de uma série de iniciativas populistas e xenófobas para ganhar apoio do cada vez mais conservador eleitorado francês. De maneira ruidosa, o governo acelerou

Relacionados