Debate Naty Educac A O

1470 palavras 6 páginas
Vamos começar esse debate com uma contribuição do teórico francês Edgar Morin: “ O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento mas jamais dizem o que é o conhecimento. ( …) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo”.

Porque a educação é tão precária? É pela falta de escolas? Não. Elas são numerosas. É por falta de alunos na escola? Não. Só as primeiras series absorvem quase metade das vagas escolares.
A verdadeira razão não reside nas práticas pedagógicas e sim nas atitudes das classes dominantes de nosso país. Um dos fatores para o baixo rendimento escolar esta no pouco tempo que damos às crianças.

A criança das classes abandonadas que têm em casa quem estude com ela, quem faça com ela o dever de casa, complemento. Esta criança só conta com a escola para aprender. A criança carente, que vive em condições precárias, é diferente da criança afortunada, que vive em condições econômicas estáveis. A criança carente come pouco e mal e, suas necessidades estão voltadas, principalmente, para a luta pela sobrevivência. Todos que vão a escola competem, mas o menino bem estruturado financeiramente não tem que lutar pelo sustento diário, não tem que , as vezes, se delinquir. É os professores? O Professor passou de transmissor de conhecimentos para Educador básico e cuidador de crianças, em média 30 ou 35 por aula, recebendo uma responsabilidade que não lhe pertence: a de educar, no sentido primordial de um dicionário qualquer. Nesse processo de formar cidadãos exclui-se, quase que em sua totalidade, a participação familiar e política desse pré-cidadão. Promovem-se projetos, distribuem-se benefícios e engana-se uma nação. Escondem atrás de algumas notas de real uma realidade que, aparentemente, é aceita por aqueles que são beneficiados. Esquece-se, porém, que uma nação necessita de muito

Relacionados