DEBATE ENTRE DWORKIN E HART

Páginas: 4 (763 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
ANÁLISE DO DEBATE ENTRE HART E DWORKIN

Do debate realizado entre os dois filósofos apreende-se que Hart utiliza-se de uma teoria descritiva do direito, notadamente neutra, esforçando-se ematingir o fenômeno jurídico integralmente com todas as suas nuances baseando-se em regras.
Hart afirma que o direito resulta de uma combinação de regras primárias, que estatuem direitos e obrigações, esecundárias, que regularizam o ordenamento, atribuindo autoridade às regras primárias. Assim, para alcançar o direito deve existir efetivamente a junção destas regras.
As regras, portanto, se dividem emdois tipos: uma regra primária, que se define como aquela que estatui deveres e direitos e a secundária, que possibilita que sejam criadas as segundas, ao atribuir poderes. As regras primáriasindicam ações que envolvem movimento; as do segundo tipo conduzem não só ao movimento, mas às alterações de deveres ou obrigações. Salienta que esta compreensão não é exaustiva do direito, contudo pode serum caminho importante para se desenvolver respostas às principais questões que causam perplexidade aos juristas.

De outro lado, Dworkin assevera que, ao esquecer os princípios, Hart acaba deixandode lado a ideia de que os indivíduos possuem outros direitos além dos que estão estabelecidos em regras. Rejeita expressamente o positivismo jurídico argumentando que esta teoria está estabelecida naideia de incompletude do ordenamento, por não considerar os princípios.
Outro ponto de discussão é o poder discricionário dos juízes. Para Hart, os limites de aplicação do âmbito da regra são delinguagem. Esta não pode enunciar todos os casos em que pode ser aplicada, nem os fatos podem ser rotulados previamente como sendo subsumidos à regra. Hart conclui que, como não há uma convenção acercadas possibilidades de significados que um termo pode ter, o intérprete deve fazer uma escolha entre qual significado aplicar. Nesse sentido, observa-se que o autor prega um poder discricionário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dworkin e Hart: o modelo das regras
  • hart e dworkin na jurisprudenica brasileira artigo conpedi
  • Hart
  • Hart
  • Dworkin
  • HART
  • Dworkin
  • Dworkin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!