DeaEstudos

553 palavras 3 páginas
PRÁTICA DE INSTRUMENTAÇÃO 10 / 02 - TURMA 2012 .1 RESUMO DAS AULAS ( 1 - 3 )

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

A Disciplina de prática de instrumentação tem como objetivo a apresentação e manuseio de instrumentos de prática de avaliação ambiental.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Aprender a manusear instrumento de uso cotidiano , utilizado pelo Técnico em Seg do Trabalho.
- Utilização de instrumentos em verificação de riscos e perigos ambientais, especialmente em espaços confinados.
DESENVOLVIMENTO
Instrumentação é definida como “a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos”.
Para controlar a higiene de um processo industrial (independentemente de qual seja o produto fabricado ou a sua área de atuação) é necessária a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e químicas; para isso, a instrumentação é utilizada. Em Segurança do Trabalho é utilizada na elaboração em programas organizacionais de segurança do trabalho, como o PPRA ,e na elaboração de Laudos Técnicos conclusivos, como o LTCA

Higiene industrial é o conjunto de procedimentos destinados a controlar os fatores ambientais que possam afetar a saúde em contexto laboral. Entende-se por saúde o completo bem-estar físico, mental e social.
A higiene industrial, por conseguinte, deve identificar, avaliar e, se for necessário, eliminar os agentes biológicos, físicos e químicos que se encontram dentro de uma empresa ou indústria e que possam provocar doenças aos trabalhadores.
Esta questão é particularmente importante naqueles setores produtivos que implicam a manipulação de contaminantes. Por exemplo: uma empresa dedicada à tintura de calças deve tomar precauções especiais com os químicos que utiliza nos seus processos quotidianos. Os trabalhadores, por outro lado, devem contar com a protecção adequada na roupa que usam.
As empresas devem tirar amostras e fazer medições periódicas para verificar o nível dos agentes contaminantes no

Relacionados